Retorno da atividade cíclica reprodutiva em ovelhas da raça Morada Nova submetidas a diferentes níveis de energia metabolizável

Autores

  • Jacira Neves da Costa Torreão
  • Edgard Cavalcanti Pimenta Filho UFPB
  • Ariosvaldo Nunes de Medeiros
  • Severino Gonzaga Neto
  • Maria Teresa Jansem de Almeida Catanho UFPB
  • Lígia Maria Gomes Barreto
  • Jailson Oliveira da Silva Mestando CCB / UFPE

Resumo

Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar os efeitos da energia metabolizável ofertada sobre o retorno da atividade cíclica reprodutiva de ovelhas da raça Morada Nova, durante a lactação, que receberam diferentes níveis de energia desde o terço final da gestação. Foram utilizadas 39 ovelhas distribuídas em três tratamentos durante a época chuvosa e seca. As dietas experimentais foram formuladas para atender ingestão diária de 2,2; 2,8; e 3,4 Mcal de Energia Metabolizável (EM)/dia e 150g de proteína bruta, sendo avaliados os níveis séricos de progesterona e cortisol, além do desempenho reprodutivo. Utilizou-se um delineamento inteiramente casualizado, num esquema de parcelas subdivididas para os hormônios, e modelos lineares generalizados, mediante a distribuição de Poisson e distribuição binomial nos dados não paramétricos. Houve efeito da interação entre período e tratamentos (P<0,05) para o cortisol e progesterona séricos, bem como para o desempenho reprodutivo. Os animais passaram por uma condição de estresse, que interferiu no retorno da atividade cíclica reprodutiva e prolongou o anestro pós-parto durante o período seco. A oferta de 3,4 Mcal de EM deve ser recomendada a ovelhas da raça Morada Nova desde o terço final da gestação, em função dos melhores índices de desempenho reprodutivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacira Neves da Costa Torreão

Graduada em Medicina Veterinária pela UFRPE (Recife), possui Mestrado em Medicina Veterinária pela Unesp (Jaboticabal) e Doutorado em Zootecnia pela UFPB/UFRPE/UFC (Areia). Tem experiência profissional em Clínica, Cirurgia e Reprodução de Ruminantes. Foi membro da Diretoria do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte, no cargo de conselheira. Lecionou como Professor Substituto pela UFRN e atualmente, leciona as disciplinas de Anatomia e Fisiologia Animal como Professor Substituto na UFPB (Areia), como também, as disciplinas de Bioquímica e Biologia Molecular na UVA/UNAVIDA (Campina Grande). Atua nas áreas de caprinocultura e ovinocultura, tendo como principal enfoque, animais nativos, sistemas de produção, desempenho reprodutivo, além de manejo nutricional e reprodutivo.

Ariosvaldo Nunes de Medeiros

Graduado em Zootecnia, com Doutorado em Produção Animal (UNESP/Jaboticabal). Professor da UFPB, lecionando as disciplinas de Caprinocultura e Nutrição de ruminantes. Atua nas áreas de caprinocultura e ovinocultura, tendo como principal enfoque, animais nativos, sistemas de produção e nutrição animal.

Severino Gonzaga Neto

Graduado em Zootecnia, com Doutorado em Produção Animal (UNESP/Jaboticabal). Professor da UFPB, lecionando as disciplinas de Bovinocultura e Avaliação de Carcaça. Atua nas áreas de bovinocultura e ovinocultura, tendo como principal enfoque, animais nativos, sistemas de produção e nutrição animal.

Lígia Maria Gomes Barreto

Graduada em Zootecnia e aluna do PPGZ (Mestrado) pela UFPB. Trabalha com ovinocultura, tendo como principal enfoque, animais nativos e nutrição animal.

Jailson Oliveira da Silva, Mestando CCB / UFPE

Graduado em Ciências Biológicas pela UFPE. Trabalha com radioimunoensaio, tendo como principal enfoque, determinação hormonal.

Downloads

Publicado

2008-09-24

Edição

Seção

Reprodução Animal