Desempenho de Bovinos no Estado de Alagoas

Autores

  • Fabiane Lima Silva
  • Angelina Bossi Fraga
  • Afonso Marinho Espíndola Filho
  • Amaro Calheiro Pedrosa

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de bezerros Nelore e cruzados e estimar alguns efeitos fenotípicos que afetam o desempenho desses animais, no Estado de Alagoas. As características estudadas foram peso ao nascer (PN), peso a desmama (PD), ganho diário de peso do nascimento a desmama (GND). O PN foi avaliado em três modelos. O primeiro incluiu os efeitos de fazenda, genótipo, sexo, ano e efeito de mês de nascimento dentro de ano e interação sexo e genótipo. O segundo, os efeitos de genótipo, sexo e mês de nascimento e a interação sexo e genótipo. E o terceiro, os efeitos de fazenda, sexo, ano de nascimento e o efeito aninhado de mês dentro de ano. O peso a desmama e o ganho em peso do nascimento a desmama foi avaliado considerando-se os efeitos de mês da desmama, sexo, genótipo, interação sexo e genótipo e a covariável idade a desmama. Todas as análises estatísticas foram realizadas pelo procedimento GLM do SAS®. Os animais cruzados ½ Blonde x ½ Nelore e os three cross foram superiores para o PN em relação aos demais, indicando a existência de efeitos aditivos e não-aditivos. Os animais three cross foram superiores aos demais animais para PD. Para GND os cruzados foram superiores ao Nelore.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Lima Silva

Aluna de graduação de Zootecnia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Tem experiência na área de Zootecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: cruzamentos em bovinos e ovinos, estudo de recursos genéticos locais, pastagens e reprodução animal.

Angelina Bossi Fraga

possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Genética e Melh0ramento Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Aspectos Genéticos da Infestação de Bovinos Por Carrapatos e Moscas dos Chifres, atuando principalmente nos seguintes temas: ovinos, santa inês, peso ao nascer, ovinos deslanados e mosca-dos-chifres.

Afonso Marinho Espíndola Filho

possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1977) , especialização em Produção Animal pela Universidade Federal de Lavras (1987) e mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1985) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Zootecnia , com ênfase em Pastagem e Forragicultura. Atuando principalmente nos seguintes temas: Conservação de forragem, fenação, nutrição animal.

Amaro Calheiro Pedrosa

possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1970) , mestrado em Nutricão Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo (1977) , doutorado em Physiologie Végétale Appliquee pela Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1981) , pos-doutorado pela Ecole Nationale Superieure Agronomique de Toulouse (1987) e aperfeicoamento em Curso Intensivo de Manejo e Utilization de Pastos pelo Centro Agronomico Tropical de Investigacion Y Ensenanza (1978) . Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Zootecnia , com ênfase em Produção Animal. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ray-Grass de Italie, Production, rCoissance, Fumure Azotée, Irrigation.

Downloads

Publicado

2008-06-20

Edição

Seção

Genética e Melhoramento Animal