Morfometria e número de células da granulosa de folículos ovarianos pré-antrais de bovino ("Bos indicus") preservados a 4ºC em solução salina por diferentes períodos de tempo

Autores

  • Hélder Silva Luna UFMS
  • Anna Letícia Rigo Munhoz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Iniciação Científica

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do resfriamento a 4 ºC, em diferentes períodos de tempo, na morfometria e número de células da granulosa de folículos pré-antrais de ovário bovino. Os ovários foram obtidos em abatedouro, divididos em 4 partes e distribuídos em 4 grupos: controle (sem resfriamento) e grupos resfriados por 12, 24 e 48 h em solução salina (NaCl a 0,9%) a 4 ºC. Após tratamento, as amostras foram fixadas em Carnoy e encaminhadas para rotina histológica clássica. Para análise folicular, utilizou-se microscópio óptico e ocular com escala micrométrica. Foram analisados um total de 340 folículos, sendo 242 primordiais e 98 primários. Os resultados obtidos indicam que os folículos primordiais e primários, quando resfriados em solução salina a 4 ºC, não apresentam variação em sua morfometria e quantidade de células da granulosa, quando comparado o grupo controle com grupos 12, 24 e 48 h (P > 0,05). Conclui-se que o resfriamento, à temperatura de 4 ºC, não influencia na morfometria folicular e quantidade de células da granulosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hélder Silva Luna, UFMS

Médico Veterinário, formado em 1995 na UNOESTE. Mestre em Zootecnia pela UnB na área de reprodução animal e Doutor em Patologia Molecular pela UnB no ano de 2001. Atualmente é professor adjunto da UFMS, desenvolvendo pesquisa na área de reprodução animal.

Anna Letícia Rigo Munhoz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Iniciação Científica

Bolsista de IC, Graduanda do Curso de Ciências Biológicas da UFMS.

Downloads

Publicado

2008-04-01

Edição

Seção

Reprodução Animal