Composição química e características fermentativas de silagens de maniçoba ("Manihot" sp.) com percentuais de co-produto de vitivinícolas desidratado

Autores

  • Fabiana Rodrigues Dantas
  • Gherman Garcia Leal de Araújo
  • Divan Soares da Silva
  • Luis Gustavo Ribeiro Pereira
  • Severino Gonzaga Neto
  • Manuela Silva Libânio Tosto

Resumo

Foi estudado o efeito da inclusão de co-produto de vitivinícolas (CPV) em proporções (0, 8, 16 e 24%) sobre a composição química e características fermentativas de silagens de maniçoba (Manihot ssp.). Foram utilizados, para ensilagem, silos de tubo de PVC, abertos após 60 dias de fermentação. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado com 8 repetições. Constatou-se que a inclusão de CPV promoveu aumento no conteúdo de matéria seca, matéria mineral, extrato etéreo e lignina, sem influenciar os teores das fibras em detergente neutro e ácido. Promoveu redução nos teores de nitrogênio insolúvel em detergente ácido e de carboidratos totais, além de promover aumentos na digestibilidade in vitro da matéria seca com maiores valores na inclusão de CPV intermediária. As silagens em estudo apresentaram características fermentativas adequadas, em função dos níveis de nitrogênio amoniacal e de pH.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Rodrigues Dantas

Nascida em Natal/RN, é Bacharel em Zootecnia pela UFRN (2003) e Mestre em Produção Animal pelo Programa de pós-graduação em Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias da UFPB (2007). Exerce atividade de docencia junto ao CEFET Petrolina desde 2006.

Downloads

Publicado

2008-06-25

Edição

Seção

Nutrição Animal