Terminação de diferentes categorias de bovinos suplementados em pastagens diferidas

Autores

  • Luís Carlos Vinhas Ítavo Universidade Católica Dom Bosco
  • Alexandre Menezes Dias Universidade Estadual de Maringá
  • Heitor Cazeiro Andreson Universidade Católica Dom Bosco
  • Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo aluna do Curso de Doutorado em Produção Animal - FMVZ-UNESP

Resumo

Objetivou-se avaliar o desempenho produtivo e a viabilidade econômica de diferentes categorias de bovinos em pasto diferido recebendo suplementação protéico-energética no período seco. O experimento foi realizado no período de junho a setembro de 2006 (90 dias) para as categorias vaca e novilha e para a categoria novilho o experimento iniciou-se no mesmo dia e terminou em outubro de 2006 (120 dias). Foram utilizados 18 vacas, 18 novilhas e 18 novilhos, sendo todos os animais da raça Nelore, sendo que cada categoria animal permaneceu em piquete separado em método de pastejo contínuo. Os animais foram alojados em piquetes de Brachiaria brizantha cv. Marandú diferido de 10 hectares para as novilhas e 15 hectares para vaca e novilho. As taxas de lotação inicial e final foram de 1,26 e 1,40 para novilhas; 0,99 e 1,17 para vacas; e, 1,07 e 1,29 para os novilhos, respectivamente. O consumo médio de suplemento foi de 0,50 kg/dia para novilha, 0,67 kg/dia para vaca e 0,99 kg/dia para novilhos. Não houve diferença significativa no lucro por animal entre as categorias, mas, quando se avalia o lucro por hectare a categoria novilha teve melhor desempenho devido ao menor custo de produção e também ao fato de poder ter mais animais por hectare.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Carlos Vinhas Ítavo, Universidade Católica Dom Bosco

Luis Carlos Vinhas Ítavo é zootecnista e mestre em produção animal pela Universidade Estadual de Maringá, concluiu o Doutorado em zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa em 2001. Desde 2000 é professor da Universidade Católica Dom Bosco. Publicou 37 artigos em periódicos especializados e 181 trabalhos em anais de eventos, sendo 97 resumos expandidos, 9 completos e 75 resumos. Possui 11 capítulos de livros e 1 livro publicado, e organizou 4 obras (anais de eventos e livro). Possui 74 itens de produção técnica, entre cursos e palestras técnicas. Participou de 39 eventos no Brasil, sendo que as reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Zootecnia se destacam. Orientou 3 dissertações de mestrado, alem de ter orientado 13 trabalhos de iniciação cientifica do PIBIC-UCDB/CNPq e 28 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de zootecnia. Recebeu 2 prêmios: um sobre pesquisa desenvolvida sobre alimentação de ratos e sua relação com a produção de insulina, concedido pela Biobras no Congresso Brasileiro de Metabolismo (melhor trabalho) e outro Prêmio Macal de incentivo à Pesquisa em bovinocultura de corte (melhor artigo). Entre 2001 e 2005 coordenou 5 projetos de pesquisa. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa intitulados (a) Produção de novilho precoce em pastagens e (b) Avaliação de fontes energéticas no concentrado de novilhos super-precoces. Atua na área de zootecnia, com ênfase em avaliação de alimentos para animais, nutrição e produção de ruminantes. Em suas atividades profissionais, hoje é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC da UCDB/CNPq.

Alexandre Menezes Dias, Universidade Estadual de Maringá

Zootecnista, Mestre em Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Doutorando em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá- UEM.

Heitor Cazeiro Andreson, Universidade Católica Dom Bosco

Zootecnista pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Downloads

Publicado

2007-12-28

Edição

Seção

Nutrição Animal