Fracionamento dos carboidratos e componentes nitrogenados do farelo e diferentes partes integrantes da vagem de algaroba ("Prosopis juliflora" (Swartz ) d. c.)

Autores

  • Mauro Pereira de Figueiredo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Pedro Gomes da Cruz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Sandoval Santos Costa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Carlindo Santos Rodrigues Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Luiz Gustavo Ribeiro Pereira UESC
  • Joel Queiroga Ferreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Fabiano Gama de Sousa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • José Nunes Irmão EBDA

Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar análises químicas, a digestibilidade verdadeira in vitro da matéria seca (DVIVMS) e a separação das frações de carboidratos e compostos nitrogenados, no farelo de vagem de algaroba com (80°C/10 – 12 h) ou sem tratamento térmico (FVACTT e FVASTT, respectivamente) e das partes que compõem a vagem, como se segue: exocarpo (EXVA), endocarpo e mesocarpo (EMVA), as sementes da vagem de algaroba (SVA). Os compostos nitrogenados foram fracionados em: “A” (nitrogênio não protéico), “B1 + B2” (proteína verdadeira de degradação enzimática rápida e intermediária, respectivamente), “B3” (proteína verdadeira que apresenta degradação enzimática lenta) e “C” (proteína indigestível). As frações que compõem os carboidratos totais (CT) foram estimadas como: CT = 100 – (PB + EE + MM). Os carboidratos foram fracionados em: carboidratos não-fibrosos (CNF), que correspondem às frações “A + B1” (açúcares solúveis, ácidos orgânicos somados ao amido e a pectina, respectivamente), “B2” (fibra disponível) e “C” (fibra indigerível). Para a proteína bruta (PB), obteve-se: FVASTT 8,89%, FVACTT 8,72%, SVA 44,22%, EMVA 9,69%, EXVA 8,45%. Encontrou-se no FVASTT 28,34% de FDN e 17,74% de FDA e no FVACTT, 31,52% de FDN e 18,46% de FDA. A DVIVMS do FVASTT foi igual a 73,04% e a do FVACTT igual a 69,21%. O fracionamento dos compostos nitrogenados apresentou maior participação das frações A, B1 e B2. O tratamento térmico do FVA elevou os valores da parede celular e frações fibrosas indisponíveis, refletindo-se negativamente sobre a DVIVMS. Os resultados para os componentes do FVA, à exceção das sementes, foram semelhantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Pereira de Figueiredo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mauro Pereira de Figueiredo formou-se em Zootecnia (1981) e em Medicina Veterinária (1984) pela UFRuRJ, concluindo a sua especialização em Produção de Ruminantes, pela mesma Instituição em 1988. Concluiu seu mestrado em Agronomia, área de concentração: Nutrição Animal e Pastagens na ESALQ/USP no ano de 1990. Na TiHo-Hannover, no ano de 1994, concluiu seu doutoramento em Medicina Veterinária, na Clínica de Bovinos desta Instituição.

Downloads

Publicado

2007-05-24

Edição

Seção

Nutrição Animal