Aspectos histopatológicos do útero de ratas utilizadas como modelo experimental de endometrite

Autores

  • Fábio de Souza Mendonça
  • Joaquim Evêncio Neto
  • Liriane Baratella-Evêncio
  • Manuel de Jesus Simões

Palavras-chave:

Útero, inflamação, ratas

Resumo

Os progestágenos constituem-se em importantes reguladores da atividade funcional e estrutural do sistema reprodutor feminino. Em medicina veterinária a prescrição de drogas que atuam neste sistema, como o acetato de medroxiprogesterona, tem diversas finalidades, como servir de instrumento no manejo reprodutivo ou no controle farmacológico do ciclo estral, tratamento de patologias ou limitação e controle da fertilidade. Considerando-se sua importância e sua freqüente utilização, realizamos o presente trabalho que teve por objetivo, estudar a morfologia e morfometria do útero de ratas utilizadas como modelo experimental de endometrite. Para a realização deste estudo foram utilizadas 36 ratas albinas da linhagem wistar, induzidas hormonalmente à endometrite através do tratamento com diferentes doses de acetato de medroxiprogesterona e divididas em 04 grupos: Grupo I (ratas não tratadas com acetato de medroxiprogesterona e avaliadas aos 10, 20 e 30 dias do experimento); Grupos II, III e IV (ratas tratadas com 0,75 mg, 1,5 mg e 4,5 mg de acetato de medroxiprogesterona respectivamente e, avaliadas aos 10, 20 e 30 dias do experimento). De acordo com nossos resultados podemos concluir que o endométrio dos grupos tratados apresentaram-se pouco desenvolvidos. Quanto ao número de glândulas endometriais observou-se uma maior quantidade no Grupo I (controle) do que nos grupos II, III e IV (tratados). Estes resultados evidenciam que houve hipotrofia endometrial, metaplasia celular para o tipo cúbico e a formação de projeções papilares no útero de ratas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio de Souza Mendonça

Médico Veterinário, Mestre em Ciência Veterinária, Professor da Área de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cuiabá - UNIC

Joaquim Evêncio Neto

Médico Veterinário, Professor Adjunto do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Liriane Baratella-Evêncio

Dentista, Professora Adjunta do Departamento de Histologia e Embriologia da Universidade Federal de Pernambuco.

Manuel de Jesus Simões

Médico. Professor Titular da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo.

Downloads

Publicado

2006-12-01

Edição

Seção

Patologia e Clínicas