DIREITO À EDUCAÇÃO DOS IDOSOS: ANÁLISE DO FILME “O ESTUDANTE” SOB A PERSPECTIVA PONTUAL DA GERONTAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v6i1.8263Resumo
O gradual aumento do número de idosos em todo o mundo, que também é sentido no Brasil, fez com que não apenas as autoridades públicas, mas todos os segmentos sociais, aderissem ao movimento em prol da educação para as pessoas nessa faixa etária. As modernas descobertas científicas da gerontologia, principalmente nos campos da neurociência e do funcionamento cerebral discutem a necessidade de novas propostas educacionais voltadas ao idoso. É preciso transformar o aspecto assistencialista do programa de Universidade Aberta para Terceira Idade para o de desenvolvimento integral do idoso. A gerontagogia propõe então, um novo enfoque pedagógico aplicável aos idosos, fundamentado no processo de aprendizagem permanente, valorizando a presença deles nas universidades. As relações intergeracionais presentes no ambiente universitário têm promovido modificações na melhoria da qualidade de vida dos idosos, além de ensinar-lhes a assumirem uma atitude mais ativa propiciando a formação de uma cidadania consciente. Essa situação é retratada no filme “O Estudante”, demonstrando que a proposta de inserção do idoso no ambiente universitário é benéfico a ambos os grupos: idosos e jovens. O presente trabalho tem como objetivo analisar o Direito à Educação dos Idosos através da análise do Filme “O Estudante”, sob a perspectiva pontual da Gerontagogia.Downloads
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Publicado
2013-06-24
Como Citar
de Sousa, A. M. V., Alkimin, M. A., & Nascimento, G. A. F. (2013). DIREITO À EDUCAÇÃO DOS IDOSOS: ANÁLISE DO FILME “O ESTUDANTE” SOB A PERSPECTIVA PONTUAL DA GERONTAGOGIA. Políticas Culturais Em Revista, 6(1), 137–151. https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v6i1.8263
Edição
Seção
Dossiê - Direitos Culturais
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