O Turismo Étnico e seus reflexos nos Terreiros de Candomblé Angola em Salvador – Bahia

Autores

  • Renata Coppieters Oliveira Carvalho UESC
  • Marco Aurélio Avila UESC

DOI:

https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v5i1.5756

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar o Programa de Ação do Turismo Étnico Afro da Bahia, desenvolvido pela SETUR – Bahia, e seus reflexos na visitação dos Terreiros de Nação Angola em Salvador. Verificou-se a participação e a satisfação dos atores-sociais, entendidos aqui como gestor público, comunidade dos terreiros, visitantes e agentes de viagens, no delineamento e execução do programa. A pesquisa é descritiva, utilizando a abordagem qualitativa, os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, analisados de forma descritiva e analítica, confrontando o referencial teórico aos resultados encontrados. Evidenciou-se um Programa frágil, sem a organização formal de um planejamento; divulgação de produtos sem estudo prévio de demanda; diferentes formas de participação e pouca articulação entre os atores sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Coppieters Oliveira Carvalho, UESC

Mestre em Cultura e Turismo - UESC Professora Auxiliar do Curso de Turismo - UNEB

Marco Aurélio Avila, UESC

Doutor em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Las Palmas de Gran Canária – ULPGC – Espanha. Professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Downloads

Publicado

2012-10-08

Como Citar

Carvalho, R. C. O., & Avila, M. A. (2012). O Turismo Étnico e seus reflexos nos Terreiros de Candomblé Angola em Salvador – Bahia. Políticas Culturais Em Revista, 5(1), 58–90. https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v5i1.5756

Edição

Seção

Artigos