Utopia como devir

cultura e experimentação artística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v17i1.57368

Palavras-chave:

Utopia; Imaginário Utópico; Cultura; Experimentação Artística.

Resumo

O artigo aborda os distintos usos e entendimentos atribuídos à ideia de utopia. As reflexões críticas ao longo do texto serão sustentadas por pensadores como Marilena Chauí, Darcy Ribeiro, Antonio Gramsci, Edouard Glissant, dentre outros. Ao final, é feita uma análise sobre a relação entre a ideia de utopia, alteridade e política cultural a partir da experimentação artística na obra de Zé Celso.

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Biografia do Autor

Naiene Sanchez Silva, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA USP. Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialização em gestão cultural pela Cátedra de Girona / Observatório Itaú Cultural e é mestra em Ciência da Informação (ECA/USP). Atuou em equipamentos públicos como coordenadora cultural, gestora de programas de formação e artista-orientadora. Além de atriz do grupo de teatro Macunaíma, como professora do Centro de Pesquisa Teatral (CPT) ministrou oficinas dentro e fora do Brasil. Atua na área de gestão cultural, ação cultural, política cultural e artes da cena. É assistente acadêmica e pedagógica do curso de Especialização em Gestão e Políticas Culturais Cátedra de Girona / Observatório Itaú Cultural.

Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira

Docente e pesquisadora no Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/ECA-USP).

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Publicado

2024-08-21

Como Citar

Silva, N. S., & Maciel Barbosa de Oliveira, L. . (2024). Utopia como devir: cultura e experimentação artística. Políticas Culturais Em Revista, 17(1), 127–149. https://doi.org/10.9771/pcr.v17i1.57368

Edição

Seção

Dossiê - Políticas culturais e utopias