“Vou aprender a ler para ensinar meus camaradas”: a salvaguarda do Samba de Roda do Recôncavo Baiano

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DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v16i2.52179

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural Imaterial, Salvaguarda, Samba de Roda, Pontão de Cultura

Resumo

O presente artigo analisa a execução do plano de salvaguarda do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, bem cultural imaterial registrado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan e inscrito na lista de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco. Destaca-se o contexto e os desdobramentos da atuação do Estado e da sociedade civil em relação à salvaguarda do bem cultural, sobretudo o papel desempenhado por sambadores e sambadeiras na articulação de políticas públicas. Os dados foram coletados por meio de pesquisa empírica realizada no Recôncavo Baiano e no Iphan. A partir da apresentação das ações realizadas serão abordados os resultados alcançados, assim como os desafios que precisam ser superados para uma atuação efetiva na salvaguarda do patrimônio cultural imaterial.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Bandeira, R., & Rosário, R. (2023). “Vou aprender a ler para ensinar meus camaradas”: a salvaguarda do Samba de Roda do Recôncavo Baiano. Políticas Culturais Em Revista, 16(2), 131–152. https://doi.org/10.9771/pcr.v16i2.52179