O novo som de Salvador: a ocupação política/estética da nova cena musical no Carnaval

Autores

  • Nadja Vladi Gumes UFRB/CECULT

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v13i2.36670

Resumo

Este artigo traz os resultados preliminares de uma pesquisa em curso, iniciada durante o pós-doutorado, no qual fazemos uma reflexão sobre a ocupação de territorialidades do carnaval de Salvador por atores da nova cena da música pop de Salvador, para pensar as alianças estabelecidas no cotidiano da cidade. A partir da observação de determinadas experiências estéticas/políticas, nossa tentativa é uma análise sócio-comunicacional para entender a urbe como um espaço de midiatização tendo como cenário o carnaval e a circulação de artistas nestes ambientes, a partir do uso da noção de cenas musicais em diálogo com questões como territorialidades, ativismo, com o objetivo de contribuir para debate do papel das cidades nos estudos da cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadja Vladi Gumes, UFRB/CECULT

Nadja Vladi Gumes é jornalista, doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBa e professora adjunta da UFRB. Docente permanente do PPGCOM/UFRB.

Downloads

Publicado

2020-09-24

Como Citar

Gumes, N. V. (2020). O novo som de Salvador: a ocupação política/estética da nova cena musical no Carnaval. Políticas Culturais Em Revista, 13(2), 193–214. https://doi.org/10.9771/pcr.v13i2.36670

Edição

Seção

Dossiê - Cultura e ambiências urbanas