Direitos culturais: de onde falamos? Para onde pretendemos ir?

Autores

  • Naiene Sanchez Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v12i2.32673

Resumo

Determinados conceitos que constituem o campo da teoria política são fundamentais para refletir sobre o tema dos direitos culturais. Por esse motivo, este artigo irá resgatar alguns conceitos da teoria política a partir da perspectiva filosófica. Marco na relação entre cultura e democracia, abordaremos a relevância da legitimação da cultura como um direito da humanidade pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. Para sustentar reflexões no campo da cultura e do direito cultural, este artigo pretende identificar possíveis diferenças e convergências entre os projetos políticos referentes à corrente liberal, social, totalitária e neoliberal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiene Sanchez Silva, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA USP. Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialização em gestão cultural pela Cátedra de Girona / Observatório Itaú Cultural e é mestra em Ciência da Informação (ECA/USP). Atuou em equipamentos públicos como coordenadora cultural, gestora de programas de formação e artista-orientadora. Além de atriz do grupo de teatro Macunaíma, como professora do Centro de Pesquisa Teatral (CPT) ministrou oficinas dentro e fora do Brasil. Atua na área de gestão cultural, ação cultural, política cultural e artes da cena. É assistente acadêmica e pedagógica do curso de Especialização em Gestão e Políticas Culturais Cátedra de Girona / Observatório Itaú Cultural.

Downloads

Publicado

2019-12-13

Como Citar

Silva, N. S. (2019). Direitos culturais: de onde falamos? Para onde pretendemos ir?. Políticas Culturais Em Revista, 12(2), 236–253. https://doi.org/10.9771/pcr.v12i2.32673