A frágil democracia brasileira e o mal estar sofrido no âmbito cultural: os desafios do MinC e das políticas culturais

Autores

  • Tamiles Santos Alves Universidade de São Paulo Universidade Federal da Bahia
  • Olívia dos Santos Nascimento UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v12i2.32665

Resumo

Este trabalho tem por finalidade analisar o modo como o âmbito cultural está passando por tempos difíceis na atual política brasileira. Sinalizamos que as várias tentativas de desinstitucionalizar e extinguir o Ministério da Cultura são um atentado aos direitos culturais por impactar diretamente a formulação das políticas culturais. Compreendendo o princípio fundamental da dignidade humana, entendemos que o acesso amplo aos bens culturais, bem como aos seus aspectos idiossincráticos ligados às tradições e aos modos de vida devem ser reconhecidos e respeitados, considerando ainda as diversas identidades que norteiam a sociedade brasileira. Nesse sentido, tentar homogeneizar a diversidade sempre esteve em pauta em épocas de governos autoritários e ditatoriais. A fim de reverter esse quadro, faz-se mister respeitar a carta constitucional no culto, na observância e na ampla participação popular no âmbito da promoção das políticas culturais, no Estado democrático de direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamiles Santos Alves, Universidade de São Paulo Universidade Federal da Bahia

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades do Núcleo de Estudo das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (Diversitas) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Produção Cultural pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Realiza pesquisas em Políticas Públicas de Igualdade Racial, Ações Afirmativas, Identidade, Etnicidade, Políticas Culturais, Direitos Culturais e Políticas da Comunicação.

Downloads

Publicado

2019-12-13

Como Citar

Alves, T. S., & dos Santos Nascimento, O. (2019). A frágil democracia brasileira e o mal estar sofrido no âmbito cultural: os desafios do MinC e das políticas culturais. Políticas Culturais Em Revista, 12(2), 72–86. https://doi.org/10.9771/pcr.v12i2.32665

Edição

Seção

Dossiê - Políticas Culturais e Democracia