O palanque: Artistas na campanha das Diretas Já
DOI:
https://doi.org/10.9771/pcr.v12i2.28930Resumo
Este trabalho pretende analisar a participação de artistas na campanha das Diretas Já (1984). Partindo da hipótese de que esse engajamento da classe artística no movimento Diretas Já se tornou um fator essencial para a condensação de múltiplas demandas sociais democratizantes do período, em um momento final da transição política brasileira, busca-se analisar como a mobilização dos artistas contribuiu para imprimir legitimidade política ao movimento. Para a consecução deste artigo, revisita-se de forma sucinta o tortuoso caminho da história da transição política brasileira, no período de 1980 a 1984, destacando-se a explosão do Riocentro em 1981, momento no qual o regime autoritário demonstrou sinais evidentes de desgaste, bem como o processo de transição pactuada da ditadura. Parte-se, portanto, do período que antecede as Diretas Já, focalizando fundamentalmente a participação da classe artística no movimento. Além da análise da literatura sobre o tema, empreendeu-se a pesquisa de artigos de jornais impressos, como Folha de S.Paulo, O Globo e a revista Veja. Escritas no calor do momento, essas matérias possibilitam reflexões muito significativas sobre como ocorreu o engajamento da classe artística na campanha de 1984.