O palanque: Artistas na campanha das Diretas Já

Autores

  • Fabio Maleronka Ferron USP

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v12i2.28930

Resumo

Este trabalho pretende analisar a participação de artistas na campanha das Diretas Já (1984). Partindo da hipótese de que esse engajamento da classe artística no movimento Diretas Já se tornou um fator essencial para a condensação de múltiplas demandas sociais democratizantes do período, em um momento final da transição política brasileira, busca-se analisar como a mobilização dos artistas contribuiu para imprimir legitimidade política ao movimento. Para a consecução deste artigo, revisita-se de forma sucinta o tortuoso caminho da história da transição política brasileira, no período de 1980 a 1984, destacando-se a explosão do Riocentro em 1981, momento no qual o regime autoritário demonstrou sinais evidentes de desgaste, bem como o processo de transição pactuada da ditadura. Parte-se, portanto, do período que antecede as Diretas Já, focalizando fundamentalmente a participação da classe artística no movimento. Além da análise da literatura sobre o tema, empreendeu-se a pesquisa de artigos de jornais impressos, como Folha de S.Paulo, O Globo e a revista Veja. Escritas no calor do momento, essas matérias possibilitam reflexões muito significativas sobre como ocorreu o engajamento da classe artística na campanha de 1984.

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Biografia do Autor

Fabio Maleronka Ferron, USP

Doutorando em Sociologia da Cultura (USP/2019) Mestre em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo (2017).Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de gestão cultural, atuando principalmente nos seguintes temas:produção cultural, entrevistas, arte, intelectuais, educação, linguagens e politica cultural. Em abril e maio de 2018 curador do Ciclo de Debates "História da Política Cultural no Brasil" no Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP (2018) //jornal.usp.br/cultura/historia-da-politica-cultural-no-brasil-e-tema-de-debate/http://jornal.usp.br/tag/fabio-maleronka-ferron/.É Docente do Curso Produção Cultural Contemporânea, Programação e Curadoria na SP Escola de Teatro e na Unibes Cultural. Em junho de 2018 teve o artigo: A criação do Ministério da Cultura na redemocratização do Brasil, aprovado pela revista Tempo Social/USP (A1). Foi Diretor Geral de Programação e Eventos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2013-2016), com destaque para a implantação do Circuito Municipal de Cultura da cidade de São Paulo. Foi responsável pela programação da Oca no primeiro semestre de 2016. Foi curador da Virada Cultural em 2014 e 2015. Vice- Presidente/Presidente do Conselho Gestor do Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer(2013 2016) e membro do Conselho de Administração da Spcine- Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo (2015-2017)) Em 2010 foi curador e diretor da série Produção Cultural no Brasil que resultou em 4 livros e mais de 1OO vídeos, tornando público o pensamento de importantes agentes da cultura brasileira. O início da atuação profissional foi no SESC-Rio de Janeiro, com a criação e coordenação de projetos culturais por cinco anos, destacando-se entre eles o projeto Geringonça- Redemoinho Artístico, que consolidou-se e completou 10 anos. Foi Consultor do Ministério da Cultura pelo Centro de Gestão e Assuntos Estratégicos em Brasília durante a gestão Gilberto Gil

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Publicado

2019-12-13

Como Citar

Ferron, F. M. (2019). O palanque: Artistas na campanha das Diretas Já. Políticas Culturais Em Revista, 12(2), 145–162. https://doi.org/10.9771/pcr.v12i2.28930