“É nós protagonizando na tela”: a experiência local do coletivo de comunicação popular Tela Firme na periferia de Belém-PA

Autores

  • Jetur Lima de Castro UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Alessandra Nunes de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v11i2.28809

Resumo

Apresenta uma ação local do bairro da Terra Firme, evidenciado pelo Coletivo Tela Firme composto por jovens moradores do bairro que buscam na comunicação relacional, interagir e fazer ecoar a voz dos moradores do bairro de Belém do Pará por meio de ações públicas nas mídias sociais. Como forma alternativa de chamar a atenção e denunciar, cobra políticas públicas que devem ser ofertadas em atividades necessárias para a dignidade da vida local do bairro. Os caminhos construídos na pesquisa são observacionais, as quais se pautam na ação indiciária e nas interpretações sobre a experiência vivida pelo Coletivo Tela Firme. Os resultados são concernentes aos depoimentos dos membros do coletivo, as quais retratam suas intencionalidades na construção, engajamento e luta por direitos humanos, justiça social e cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jetur Lima de Castro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Mestrando em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM-UFPA). Graduado em Biblioteconomia (2016) pela Universidade Federal do Pará - Campus Belém. Pesquisador na Rede Brasileira de Preservação Digital (Rede Cariniana) - IBICT.

Alessandra Nunes de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Mestranda em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM-UFPA). Graduada em Biblioteconomia (2016) pela Universidade Federal do Pará - Campus Belém.

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

Castro, J. L. de, & Oliveira, A. N. de. (2019). “É nós protagonizando na tela”: a experiência local do coletivo de comunicação popular Tela Firme na periferia de Belém-PA. Políticas Culturais Em Revista, 11(2), 190–215. https://doi.org/10.9771/pcr.v11i2.28809

Edição

Seção

Dossiê - Políticas Culturais e Juventudes