Políticas culturais e inserção socioprofissional: reflexões sobre uma experiência formativa e profissionalizante com jovens de classes populares na cidade de Salvador-BA

Autores

  • Ivan Faria UEFS
  • Mirela Figueiredo Iriart UEFS

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v11i2.28658

Resumo

O presente artigo toma uma experiência de formação de jovens de origem popular em cultura e tecnologia para discutir possíveis articulações entre políticas culturais e políticas de formação e inserção socioprofissional. Analisamos as experiências de jovens egressos de cursos de vídeo e fotografia de uma escola de arte e tecnologia, em Salvador, Bahia, e suas repercussões para inserção social e profissional. Os resultados apontam para importância de se pensar a formação artística e cultural dos jovens articulada com estratégias de mediação para o mundo do trabalho, bem como o papel fundamental das políticas culturais como apoio para profissionais iniciantes nos campos das artes e da cultura.

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Biografia do Autor

Ivan Faria, UEFS

Possui Bacharelado em Psicologia, em 1999, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2006, e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2017.Professor Adjunto do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É membro dos grupos de pesquisa TRACE (UEFS) e Observatório da Juventude (UFMG). Suas atividades atuais estão voltadas para as áreas de conhecimento de: juventude, cultura, educação formal e não-formal, educação e trabalho, educação e arte.

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Publicado

2019-09-23

Como Citar

Faria, I., & Iriart, M. F. (2019). Políticas culturais e inserção socioprofissional: reflexões sobre uma experiência formativa e profissionalizante com jovens de classes populares na cidade de Salvador-BA. Políticas Culturais Em Revista, 11(2), 35–57. https://doi.org/10.9771/pcr.v11i2.28658

Edição

Seção

Dossiê - Políticas Culturais e Juventudes