Juventude, Cultura e Favela: projetos sociais entre políticas públicas de juventude e “pacificação”
DOI:
https://doi.org/10.9771/pcr.v11i2.28307Resumo
O presente artigo analisa a produção da categoria “juventude” ao longo da trajetória das políticas públicas voltadas de juventude (PPJ) no Brasil e sua relação com modos de agenciamento e governo de jovens moradores(as) de espaços populares, como as favelas. Para tanto, parte de um breve histórico das PPJ em nível federal para refletir sobre a formulação de uma política pública que se delineia enquanto curso ou projeto social de cultura voltado para jovens moradores(as) de favelas pacificadas no Rio de Janeiro (onde haviam sido instaladas Unidades de Polícia Pacificadora) e as ideias e concepções sobre juventude e cultura mobilizadas em seus materiais e na narrativa de um de seus formuladores.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-09-23
Como Citar
Lânes, P. (2019). Juventude, Cultura e Favela: projetos sociais entre políticas públicas de juventude e “pacificação”. Políticas Culturais Em Revista, 11(2), 101–122. https://doi.org/10.9771/pcr.v11i2.28307
Edição
Seção
Dossiê - Políticas Culturais e Juventudes
Licença
A Políticas Culturais em Revista aplica a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional para os trabalhos que publica. Esta licença foi desenvolvida para facilitar o acesso aberto - ou seja, o acesso livre, imediato, e a reutilização irrestrita de trabalhos originais de todos os tipos. Nossos autores mantêm os direitos autorais mas, sob essa licença, concordam em deixar os artigos legalmente disponíveis para reutilização, sem necessidade de permissão ou taxas, para praticamente qualquer finalidade. Qualquer pessoa pode copiar, distribuir ou reutilizar esses artigos, desde que o autor e a fonte original (Políticas Culturais em Revista) sejam devidamente citados.