Censura e pós-censura: uma síntese sobre as formas clássicas e atuais de controle da produção artística nacional
DOI:
https://doi.org/10.9771/pcr.v11i1.28154Resumo
Presentes na formação histórica, política e cultural do país, os mecanismos censórios estiveram sempre alertas à produção artística nacional nos últimos 500 anos, como forma de exercer o poder político, enquanto estatal, e disseminada na sociedade como no período atual, chamada de pós-censura. Este artigo tem por finalidade refletir sobre esses processos a partir das pesquisas que o Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM), da Escola de Comunicações e Artes da USP vem realizando nos últimos 18 anos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-02-11
Como Citar
Castilho Costa, M. C., & Sousa Junior, W. de. (2019). Censura e pós-censura: uma síntese sobre as formas clássicas e atuais de controle da produção artística nacional. Políticas Culturais Em Revista, 11(1), 19–36. https://doi.org/10.9771/pcr.v11i1.28154
Edição
Seção
Dossiê - Censura e Políticas Culturais
Licença
A Políticas Culturais em Revista aplica a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional para os trabalhos que publica. Esta licença foi desenvolvida para facilitar o acesso aberto - ou seja, o acesso livre, imediato, e a reutilização irrestrita de trabalhos originais de todos os tipos. Nossos autores mantêm os direitos autorais mas, sob essa licença, concordam em deixar os artigos legalmente disponíveis para reutilização, sem necessidade de permissão ou taxas, para praticamente qualquer finalidade. Qualquer pessoa pode copiar, distribuir ou reutilizar esses artigos, desde que o autor e a fonte original (Políticas Culturais em Revista) sejam devidamente citados.