Públicos controversos - Entrevista com Daniela Labra

Autores

  • Diogo de Moraes Silva Sesc São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v11i1.26333

Resumo

Realizada entre os meses de janeiro e abril de 2018, à distância e por escrito, esta entrevista com a curadora e crítica de arte Daniela Labra procura abordar as problemáticas colocadas em cena pelas reações de ataque a eventos artísticos – e pelas controvérsias culturais e morais daí emergidas – ocorridas no segundo semestre do ano passado, em diferentes cidades brasileiras. Ao mesmo tempo, adota um ângulo de observação dos fatos propício a trazer para o primeiro plano especificidades da instância dos públicos das exposições de arte, levando em conta as camadas de mediação entre estes e as obras artísticas, em particular aquela que corresponde às proposições curatoriais. Nosso foco, aqui, são os segmentos do público que, em desacordo com agendas emancipatórias e libertárias, repudiaram determinadas mostras, obras e performances, no sentido de boicotá-las ou mesmo censurá-las, a depender do ponto de vista. Considerando que, no período dos ataques sequenciais às artes, Labra esteve responsável pela curadoria geral de Frestas – Trienal de Artes 2017, mostra em que certas obras também foram renegadas por representantes políticos e membros da sociedade civil, nos pareceu oportuno abrir uma discussão sobre como nos (re)posicionarmos enquanto agentes culturais frente a essas formas de atuação dos públicos, aproveitando o ensejo para refletir acerca de algumas de suas principais motivações e implicações. Na condição de entrevistador, opto por indagar a curadora a partir de preocupações caras à mediação cultural de viés crítico, que tem na atenção às demandas e às iniciativas (não raro disruptivas) dos públicos uma de suas vertentes de investigação e intervenção. As questões a seguir representam, portanto, provocações voltadas a reunir, analisar e tentar lidar com as indigestas manifestações daqueles que podemos designar, em alusão aos referidos fatos, como públicos controversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo de Moraes Silva, Sesc São Paulo

É artista visual, mediador cultural e, atualmente, assistente técnico cultural no Sesc São Paulo, na Gerência de Estudos e Desenvolvimento. Mestre no Programa de Pós-Graduação em Artes, Área de Concentração Artes Plásticas, Linha de Pesquisa Poéticas Visuais, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2019-02-11

Como Citar

de Moraes Silva, D. (2019). Públicos controversos - Entrevista com Daniela Labra. Políticas Culturais Em Revista, 11(1), 168–196. https://doi.org/10.9771/pcr.v11i1.26333

Edição

Seção

Dossiê - Censura e Políticas Culturais