Política Cultural por meio do incentivo fiscal, 26 anos de caminhada: retrato da captação global e setorial no campo das humanidades

Autores

  • Carolina Marques Henriques Ficheira PACC - UFRJ / ESPM-RIO
  • Heloisa Helena Oliveira Buarque de Hollanda Professora Emérita de Teoria Crítica da Cultura/Escola de Comunicação e Coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea/Faculdade de Letras, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v11i1.25343

Resumo

O artigo fará uma contextualização histórica do campo cultural, desde a formação do Ministério da Cultura até o momento atual para elucidar a constituição da lei nº 8.313/91, conhecida como Lei Rouanet e seus desdobramentos. Analisará a distribuição de recursos computados nas diferentes regiões do país, bem como os produtos realizados com recursos incentivados, especialmente no campo das humanidades. Para tanto, será feita uma compilação de todos os valores computados na história da Lei de Incentivo à Cultura no período de 1993 até a data de 17 de agosto de 2017. Ainda em sua metodologia, colocar-se-á na posição de parecerista, como categoria de análise e de reflexão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Marques Henriques Ficheira, PACC - UFRJ / ESPM-RIO

Carolina Ficheira

Carolina Ficheira possui graduação em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (2006), mestrado em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ (2010). Atualmente é doutoranda do programa em Ciência da Literatura da UFRJ  É professora pela  ESPM –Rio. Está vinculada a Espm Social e ao Laboratório de Economia Criativa. É  professora da Universidade Veiga de Almeida na Pós-Graduação em Roteiro para Cinema, TV, WEB e Multiplataformas e Responsabilidade Social e Gestão Estratégica de Projetos Sociais. Ainda é professora RPA do Cee- Puc Rio nos cursos de Música & Negócios, Branding e Responsabilidade Social. Atualmente é parecerista da Lei Federal de Incentivo à Cultura pelo Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal e jurada do Fundo de cultura da Bahia. Lecionou na Escola Popular de Comunicação Crítica do Observatório de Favelas e na disciplina de Cultura, Sociedade e Cidadania no DEAGASE em parceria com IFRJ/ PRONATEC-MEI. 

HeloisaBuarque de Hollanda.
Professora Emérita de Teoria Crítica da Cultura/Escola de Comunicação e Coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea/Faculdade de Letras, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desenvolve o projeto Universidade das Quebradas, baseado no conceito de ecologia dos saberes. Atualmente, as questões relativas ao cruzamento da tecnologia, cultura e desenvolvimento são seu foco principal. É autora de muitos livros, entre eles: 26 poetas hoje e Feminismo como crítica da cultura.

http://lattes.cnpq.br/8383022780236277

Heloisa Helena Oliveira Buarque de Hollanda, Professora Emérita de Teoria Crítica da Cultura/Escola de Comunicação e Coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea/Faculdade de Letras, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Professora Emérita de Teoria Crítica da Cultura/Escola de Comunicação e Coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea/Faculdade de Letras, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desenvolve o projeto Universidade das Quebradas, baseado no conceito de ecologia dos saberes. Atualmente,  as questões relativas ao cruzamento da tecnologia, cultura e desenvolvimento são seu foco principal. É autora de muitos livros, entre eles: 26 poetas hoje e Feminismo como crítica da cultura.

Downloads

Publicado

2019-02-11

Como Citar

Ficheira, C. M. H., & Buarque de Hollanda, H. H. O. (2019). Política Cultural por meio do incentivo fiscal, 26 anos de caminhada: retrato da captação global e setorial no campo das humanidades. Políticas Culturais Em Revista, 11(1), 255–277. https://doi.org/10.9771/pcr.v11i1.25343