O papel do movimento negro para as relações étnico-raciais nas políticas de cultura em Ituiutaba-MG (2015-2016)

Autores

  • Náiade Cristina de Oliveira Mizael Universidade Federal de Uberlândia
  • Karina Klinke ICHPO/UFU

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v11i1.24896

Resumo

O Plano Nacional de Cultura (2010) em vigor tem por meta garantir a valorização, o reconhecimento, a promoção e a preservação da diversidade cultural existente. Analisamos, no microcosmo do município de Ituiutaba, os desafios para o cumprimento dessas metas, por meio de uma pesquisa etnográfica que investigou sete eventos culturais públicos abertos, patrocinados ou apoiados pela Prefeitura Municipal e o Movimento Negro, para compreender seu papel à educação não formal das relações étnico-raciais. A partir da compreensão antropológica e sociológica dos conceitos de Estado, políticas públicas, espaço, território, negritude, pertencimento, cultura e identidade, temos como resultado que as lutas de poder são determinantes para o cumprimento de tais metas e concluímos a importância do Movimento Negro para tanto. Palavras-chave: políticas públicas, movimento negro, cultura, Ituiutaba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Náiade Cristina de Oliveira Mizael, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Educação na FACED/UFU, na linha Estado, Políticas e Gestão da Educação. Bolsista Capes. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, onde atuou como Bolsista do Pet (Re) Conectando Saberes FACIP/UFU/MEC/SESU/SECAD, tendo como tutor o Prof. Dr. Cairo Mohamad Ibrahim Katrib. Atua nas linhas de pesquisa: Políticas de cultura, Educação e relações Étnicorraciais.

Downloads

Publicado

2019-02-11

Como Citar

de Oliveira Mizael, N. C., & Klinke, K. (2019). O papel do movimento negro para as relações étnico-raciais nas políticas de cultura em Ituiutaba-MG (2015-2016). Políticas Culturais Em Revista, 11(1), 231–254. https://doi.org/10.9771/pcr.v11i1.24896