Políticas de interculturalidade na educação escolar indígena: o RCNEI e o ensino de artes visuais

Autores

  • Luane Maciel Freire Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Paulo Caldas Ribeiro Ramon
  • Rosangela Célia Faustino

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v10i2.23684

Resumo

Neste texto analisamos as políticas educacionais da interculturalidade voltadas às populações indígenas, em especifico, investigamos o ensino de arte no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI). Com uma abordagem crítica, realizamos a análise do RCNEI a partir de três perspectivas: a relacional, a funcional e a crítica. Nesta, constatamos a convergência da abordagem relacional e funcional, onde as diferenças culturais estão restritas ao intercâmbio entre culturas e a retórica da tolerância, visando à construção de uma política de inclusão dos povos historicamente excluídos, na agenda das reformas neoliberais. Assim, no ensino de arte são exaltadas as esferas simbólicas e culturais, deslocadas da realidade indígena, o que provoca o ocultamento das condições materiais destes povos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-06-22

Como Citar

Freire, L. M., Ramon, P. C. R., & Faustino, R. C. (2018). Políticas de interculturalidade na educação escolar indígena: o RCNEI e o ensino de artes visuais. Políticas Culturais Em Revista, 10(2), 246–268. https://doi.org/10.9771/pcr.v10i2.23684