Ministério da Cultura ou Ministério da Educação qual o papel do Estado na cultura?

Autores

  • Paula Gonçalves da Silva Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE), Docente da Universidade de Pernambuco Campus Caruaru
  • Sérgio Carvalho Benício de Mello Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v9i1.16723

Resumo

No dia 12 de maio de 2016, primeiro dia de governo do Presidente Interino Michel Temer (PMDB), foi publicado no diário oficial da união a junção entre o Ministério da Cultura (MinC) e Ministério da Educação (MEC), revivendo o Ministério de Educação e Cultura (MEC). Desde então várias manifestações de artistas, intelectuais, associações, instituições de ensino e pesquisa e da população questionaram tal medida o que culminou na recriação do Minc no dia 25 de maio de 2016. Considerando a questão como pertencente a um campo de lutas políticas em uma realidade complexa usamos como suporte teórico e analítico a Teoria do Discurso (TD) desenvolvida por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe (2015) para a compreensão das práticas discursivas em torno da extinção e recriação do Minc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Gonçalves da Silva, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE), Docente da Universidade de Pernambuco Campus Caruaru

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), especialização em Gestão Cultural pela Universidade Rural de Pernambuco (2012) e é doutoranda em administração (PROPAD/UFPE). Atualmente é Professora assistente da Universidade de Pernambuco (UPE) e voluntária da Em Cena Arte e Cidadania. Tem experiência de ensino na área de Organizações e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, produção e marketing cultural, comportamento do consumidor, planejamento de marketing e serviços. O foco atual das atividades de extensão e pesquisa é a área de cultura - política, gestão, resistência e urbanidade.

Sérgio Carvalho Benício de Mello, Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE)

Doutor pela City University London (Cass Business School), Reino Unido (1997). É Professor Associado 4 da Universidade Federal de Pernambuco e Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1D do CNPq.

Downloads

Publicado

2016-01-16

Como Citar

Silva, P. G. da, & Mello, S. C. B. de. (2016). Ministério da Cultura ou Ministério da Educação qual o papel do Estado na cultura?. Políticas Culturais Em Revista, 9(1), 57–73. https://doi.org/10.9771/pcr.v9i1.16723

Edição

Seção

Dossiê - Organização, Política e Cultura