A RECAM E A POLÍTICA CINEMATOGRÁFICA DO MERCOSUL: PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO REGIONAL E DA DIVERSIDADE CULTURAL?

Autores

  • Daniele Pereira Canedo Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Elisabeth Loiola Universidade Federal da Bahia
  • Caroline Pauwels Vrije Universiteit Belgium

DOI:

https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v8i1.13462

Resumo

O artigo aborda as políticas cinematográficas do Mercosul para compreender como tais políticas provocam a conformação de um espaço cinematográfico regional e, por conseguinte, contribuem para a diversidade cultural. A Economia Política da Comunicação e da Cultura orienta a abordagem conceitual. A análise considera o conceito de governança para investigar as complexas relações entre os atores interessados. O exame das políticas cinematográficas é efetuado através de documentos e da análise histórico-descritiva do contexto. A pesquisa conclui tratar-se de uma política incremental que promove articulações das redes, porém com capacidade limitada para promover a integração regional e provocar mudanças estruturais no modelo de negócio cinematográfico das majors locais e de Hollywood.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Pereira Canedo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Daniele Canedo é gestora cultural, capoeirista e professora do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde atualmente é Gestora de Extensão. É graduada em Produção em Comunicação e Cultura pela UFBA, onde também fez mestrado e doutorado no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade. Daniele também é doutora em Mídia e Estudos da Comunicação (Doctor in Media and Communication Studies), pela Universidade Livre de Bruxelas (Vrije Universiteit Brussel, VUB) e pós-doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Sergipe. A tese "Todos contra Hollywood? Políticas, Redes e Fluxos do Espaço Cinematográfico do Mercosul e a Cooperação com a União Europeia" foi aprovada com distinção e recebeu o "Premio Octavio Getino de Investigación sobre El Espacio Audiovisual de América Latina y el Caribe". Daniele atua como vice-coordenadora da seção de Comunicação Internacional e Intercultural da European Communication Research and Education Association (ECREA) e é membro dos grupos de pesquisas Motriz, na UFRB; CULT e OBEC, na UFBA; e OBSCOM, na UFS. Como pesquisadora, publica trabalhos sobre gestão cultural, políticas culturais, políticas audiovisuais, participação social, Análise de Redes Sociais, diversidade cultural, economia da cultura, economia criativa, economia do audiovisual e fluxos audiovisuais (global, nacional, transnacional e regional). Na Bahia, atuou na gestão pública da comunicação (Secom BA 2001 a 2007) e da cultura (Secult BA 2007 a 2009). Por conta da pesquisa de doutoramento, residiu por quatro anos em Bruxelas, o que motivou a criação, em 2010, do blog Cultura Mundo Afora, com o intuito de ampliar a visibilidade de expressões culturais e eventos brasileiros na Europa. Desde 2012, coordena o projeto Gestão Cultural Mundo Afora, que tem por objetivo promover a troca de experiências sobre gestão cultural em setores específicos.

Elisabeth Loiola, Universidade Federal da Bahia

Concluiu o doutorado em administração pela Universidade Federal da Bahia em 1998. Atualmente é Professora Associada IV da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Publicou 54 artigos em periódicos especializados e 84 trabalhos em anais de eventos. Possui 21 capítulos de livros, 3 livros publicados e 75 itens de produção técnica. Orientou 29 dissertações de mestrado, 8 teses de doutorado e um projeto de pós-doutorado júnior (pdj) nas áreas de Administração, de Psicologia Organizacional e do Trabalho e de Cultura e Sociedade. Recebeu 4 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos. Em suas atividades profissionais interagiu com 66 colaboradores em coautoria de trabalhos científicos. Áreas de interesse: aprendizagem individual e organizacional, competências, competitividade, agroindústria, inovação/empreendedorismo, desenvolvimento regional, estratégia, desenvolvimento local, cultura e redes sociais.

Downloads

Publicado

2015-06-15

Como Citar

Canedo, D. P., Loiola, E., & Pauwels, C. (2015). A RECAM E A POLÍTICA CINEMATOGRÁFICA DO MERCOSUL: PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO REGIONAL E DA DIVERSIDADE CULTURAL?. Políticas Culturais Em Revista, 8(1), 2–20. https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v8i1.13462

Edição

Seção

Dossiê - Políticas culturais na Ibero-América