POLÍTICAS CULTURAIS E DESCENTRALIZAÇÃO TERRITORIAL NO URUGUAI

Autores

  • Ricardo Klein Facultad de Ciencias Sociales (Universidad de la República, Uruguay) -Centro de Estudios sobre Cultura, Política y Sociedad (Universidad de Barcelona)

DOI:

https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v8i1.13459

Resumo

Este artigo vai dar uma contribuição no âmbito do processo de institucionalização vivendo por dez anos o Uruguai no domínio das políticas culturais. Especificamente, ele irá procurar discutir a construção de tais políticas a nível local a partir de uma perspectiva de descentralização territorial. A ênfase será colocada na agenda política e partidária que implementa a Direçao Nacional da Cultura (Ministério da Educação e Cultura), o nível principal público-institucional no desenvolvimento de políticas públicas nacionais de cultura. Em 2005 assumiu o poder pela primeira vez na história do país, um governo de esquerda. Isto significou uma virada radical no desenvolvimento de políticas culturais nacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Klein, Facultad de Ciencias Sociales (Universidad de la República, Uruguay) -Centro de Estudios sobre Cultura, Política y Sociedad (Universidad de Barcelona)

Profesor Asistente, Departamento de Trabajo Social, Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de la República (Uruguay). Miembro del Centro de Estudios sobre Cultura, Política y Sociedad.

Downloads

Publicado

2015-06-15

Como Citar

Klein, R. (2015). POLÍTICAS CULTURAIS E DESCENTRALIZAÇÃO TERRITORIAL NO URUGUAI. Políticas Culturais Em Revista, 8(1), 76–90. https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v8i1.13459

Edição

Seção

Dossiê - Políticas culturais na Ibero-América