DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA CRIATIVA BRASILEIRA A PARTIR DOS PONTOS DE CULTURA

Autores

  • Adriano Pereira de Castro Pacheco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Elcio Gustavo Benini Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v8i1.13427

Resumo

O presente artigo propõe a análise do Programa Cultura Viva, a partir do eixo estruturante dos Pontos de Cultura, como estratégia governamental de gestão compartilhada capaz de dinamizar o surgimento de clusters ou territórios da Economia Criativa. Para isso, recorreu-se a revisão literária da Economia e Indústria Criativas e análise dos dados de implementação da política pública desenvolvida pelo Ministério da Cultura e articulada por organizações não-governamentais. Os resultados revelam que os Pontos de Cultura desenvolvem atividades em pelo menos um dos grupos da Indústria Criativa brasileira, segundo modelo proposto pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento - UNCTAD, o que permite vislumbrar oportunidades reais de fortalecimento da Indústria Criativa nacional a partir da estrutura funcional apresentada pelo Programa.

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Biografia do Autor

Adriano Pereira de Castro Pacheco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Anhanguera Uniderp (2007). MBA em Gestão de Projetos e em Gestão Pública e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Administração de Organizações do Terceiro Setor, com ênfase no gerenciamento de projetos. Atualmente pertence ao Programa de Mestrado em Administração, com ênfase na Gestão das Organizações & Sociedade, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Elcio Gustavo Benini, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua nas áreas de Teoria Crítica das Organizações, Trabalho Associado, Educação e Trabalho, e Administração Pública. É professor nos cursos de graduação em Administração (modalidade presencial), Administração Pública (modalidade a distância), de especialização em Gestão Pública e Gestão em Saúde (modalidade a distância), e no mestrado em Administração (modalidade presencial), da Universidade Federal de Mato Grosso de Sul.

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Publicado

2015-06-15

Como Citar

Pacheco, A. P. de C., & Benini, E. G. (2015). DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA CRIATIVA BRASILEIRA A PARTIR DOS PONTOS DE CULTURA. Políticas Culturais Em Revista, 8(1), 121–135. https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v8i1.13427

Edição

Seção

Dossiê - Políticas culturais na Ibero-América