Empreendedorismo Cultural: cultura como discurso, criação e consumo simbólico

Autores

  • Eduardo Davel CIAGS UFBA
  • Maria Amélia Jundurian Cora

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v9i1.10035

Resumo

A pesquisa sobre empreendedorismo cultural é dispersa: diversas são as abordagens e conceitualizações sobre como a cultura afeta o empreendedorismo e de como o empreendedorismo afeta a cultura. O objetivo desta pesquisa é desenvolver um esquema conceitual que permita conciliar essas diferentes abordagens no intuito de se propor uma agenda integrada de pesquisa sobre o empreendedorismo cultural. Como resultado da pesquisa, três abordagens foram identificadas, formuladas e apresentadas: (a) a cultura como recurso retórico, (b) a cultura como processo de criação simbólica e (c) a cultura como consumo do produto simbólico. A integração dessas abordagens é proposta e discutida.

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Publicado

2016-01-16

Como Citar

Davel, E., & Cora, M. A. J. (2016). Empreendedorismo Cultural: cultura como discurso, criação e consumo simbólico. Políticas Culturais Em Revista, 9(1), 363–397. https://doi.org/10.9771/pcr.v9i1.10035