Chamada de trabalhos – segunda edição de 2022

2022-02-22

A Políticas Culturais em Revista, publicação eletrônica da Rede de Estudos em Políticas Culturais, divulga a chamada de trabalhos para a primeira edição de 2022 (v. 15, n. 2) que, além de artigos científicos e resenhas sobre Política Cultural e temáticas correlatas, contará com o seguinte dossiê temático: Movimentos e políticas culturais de base comunitária.

Movimentos e políticas culturais de base comunitária

Editores responsáveis:

Juan Ignacio Brizuela (USP e ODC)

Sharine Machado Cabral Melo (USP e Funarte)

Néstor García Canclini (UAM-Iztapalapa)

Se o pensamento moderno concentrava o exercício da política nos Estados, as últimas décadas evidenciam o papel fundamental de outros atores sociais, como associações privadas, grupos culturais comunitários e empresas multinacionais. Assim, os debates sobre as políticas para a cultura e as artes ganharam novas dimensões ao incluir as interações entre governos, grupos sociais e instituições que (aparentemente) não intervinham na área. Novas indagações surgem quando a comunicação digital avança, penetrando parte significativa do tecido social. A expansão do acesso às ferramentas de produção e difusão de conteúdo convive com o poder crescente das grandes corporações, com a formação de bolhas sociais e com a proliferação de notícias falsas e desinformação.

Acaso são as plataformas digitais um novo desenho de institucionalidade cultural? O streaming substitui o consumo cultural e as formas de sociabilidade presencial em locais públicos? O que acontece nos pontos de cultura locais e na cultura viva comunitária, além das fronteiras brasileiras? Mudanças socioculturais iniciadas antes da pandemia da Covid-19 se aceleraram a partir de março de 2020. Ao mesmo tempo, estes fenômenos globais permitiram reconsiderar os processos comunitários e territoriais de institucionalização cultural múltipla, diversa, com ações de movimentos sociais centrados na participação cidadã.

Nesse contexto, a proposta deste dossiê é refletir sobre experiências territoriais de movimentos e iniciativas de políticas culturais de base comunitária – dentro e fora da América Latina – com o intuito de visibilizar outras formas de fazer política cultural, para além da dimensão estatal e que muitas vezes antecedem ou são paralelas às políticas públicas paradigmáticas (e emergentes) do Brasil como os Pontos de Cultura e o movimento da Cultura Viva.

Algumas temáticas que estão sendo debatidas em diversos fóruns de pensamento e ação – e que serão bem-vindas em forma de artigos, ensaios e críticas – são as seguintes: infâncias e juventudes nos movimentos comunitários; gestão e governança cultural comunitária; bom viver, Abya Yala e saúde comunitária; culturas comunitárias, direitos culturais e diversidades; patrimônio cultural e comunitário; economia solidária e financiamento privado multinacional; metodologias participativas de pesquisa em comunidade; elaboração de dados e sistematização de indicadores comunitários; entre outros.

 

Recebimento de artigos: até 30 de maio de 2022, exclusivamente pelo sistema da Revista. 

Previsão de publicação no primeiro semestre de 2022.