ESTUDO PROSPECTIVO: O REGISTRO DE MARCAS COMO ESTRATÉGIA MERCADOLÓGICA PARA O NEGÓCIO DO CACAU-CHOCOLATE NA REGIÃO SUL DA BAHIA.

Autores

  • Fárlei Cosme Gomes dos Santos Universidade Estadual de Santa - CRUZ
  • Ricardo de Araújo Kalid Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB
  • Washington de Jesus Sant'Anna da Franca Rocha Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v10i4.23163

Resumo

A atividade cacaueira foi considerada até a década de 80 como um importante sustentáculo econômico do Estado, levando a cultura cacaueira a permear de forma contínua às relações sociais nas distintas esferas em seu espaço geográfico. Após a praga denominada “vassoura de bruxa”, a região Sul tem procurado investir em outras atividades, gerando novos negócios relacionados ao cacau e ao chocolate. Este estudo objetiva discutir como o registro de marca poder ser uma importante estratégia mercadológica para o negócio do cacau-chocolate, na Região Sul da Bahia, a fim de contribuir para produção de conhecimento sobre os novos modelos de negócios do cacau/chocolate, verticalização da produção de cacau através de unidades produtivas de chocolate. Essas ações de valorização da propriedade industrial e a transferência de tecnologia devem promover a geração de empregos e de melhor qualidade, distribuição de renda, aumento da arrecadação de impostos e melhoria da qualidade de vida do povo da região cacaueira.

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Biografia do Autor

Fárlei Cosme Gomes dos Santos, Universidade Estadual de Santa - CRUZ

Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT (2017); MBA em Administração e Logística - UNINTER (2016); Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2015); Integrante dos Grupos de Pesquisa Inovações nas Construções Sociais dos Mercados nos Sistemas Agroalimentares, e TECLIM_UFSB, Produção Limpa, Gestão e Consumo Sustentável. Foi voluntário no projeto de mobilidade acadêmica - Projeto Rondon (2011). Atuou como pesquisador voluntário no Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT/UESC. 

Ricardo de Araújo Kalid, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

Possui graduação (1988) e mestrado (1991) em Engenharia Química pela Escola Politécnica da UFBA e doutorado (1999) em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado IV da UFSB. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Teclim-UFSB; Professor Permanente do Programa de Pós¬-Graduação em Engenharia Industrial da UFBA e do Profnit-UESC. Membro do Conselho Curador da Fapesb. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq com o projeto Desenvolvimento de um Sistema para Avaliação da Incerteza em Aplicações Industriais ou Laboratorial de 2010 a 2017. Pesquisador Emérito do CNPq, 2017.

Washington de Jesus Sant'Anna da Franca Rocha, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Geólogo graduado pela Universidade Federal da Bahia (1981), possui mestrado em Geologia Econômica (1995) e doutorado em Geologia (2001). É professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na qual ingressou em 1988, tendo exercido o cargo de Assessor Especial de Relações Institucionais da UEFS (2007-2015). Foi coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciências da Terra e do Ambiente da UEFS (2005 a 2007), membro da Câmara de Assessoramento e Avaliação Científico-Tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (2004 a 2008 e 2011 a 2014). e presidente do Núcleo Bahia-Sergipe da Sociedade Brasileira de Geologia (1996-1998). Foi Geólogo-Prospector da Caraíba Metais (1983-1987) e Geólogo-Senior da CSG (1987-1988).

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

Gomes dos Santos, F. C., Kalid, R. de A., & da Franca Rocha, W. de J. S. (2017). ESTUDO PROSPECTIVO: O REGISTRO DE MARCAS COMO ESTRATÉGIA MERCADOLÓGICA PARA O NEGÓCIO DO CACAU-CHOCOLATE NA REGIÃO SUL DA BAHIA. Cadernos De Prospecção, 10(4), 934. https://doi.org/10.9771/cp.v10i4.23163

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos