Autorregulação da performance poético-tecnológica em cena: corpo e presença / Self-regulation of poetic-technological scenic performance: body and presence

Autores

  • Diana Santiago

Resumo

Resumo

Uma imersão no Laboratório Dança-Cognição-Tecnologia coordenado por Ivani Santana nos dias 01 e 02 de setembro de 2016, como observadora convidada, foi o ponto de partida para os questionamentos e reflexões que teceram este artigo. Como atenção, imaginação, automotivação e auto avaliação contribuem para determinar a performance dos bailarinos nela engajados? Como se materializam suas presenças? Como se desdobraram os eventos da performance, seus processos e resultantes? A partir da ótica de observadora novata aos pressupostos do Laboratório, movida pelas emoções decorrentes do processo e articulando olhares e sentimentos com conceitos da psicologia social cognitiva, constroem-se mosaicos poético-teóricos a partir do observado.

Palavras-chave: Dança; autorregulação; auto eficácia; presença.

 

Abstract

An immersion (as an observer) at the Dance-Cognition-Technology Laboratory – Lab DCT coordinated by Ivani Santana on September 1st and 2nd, 2016, was the starting point for this article. How do attention, imagery, self-motivation, and self-observation contribute to determine the performance of dancers? How does this presence take form? How did the performance events take place, their processes and their results as well? From the observational perspective of a novice to the theoretical assumptions of Lab DCT, propelled by the emotions that arose from the process, and articulating regards and feelings with the concepts of social cognitive psychology, poetic-theoretical mosaics emerge.

Keywords: Dance; self-regulation; self-efficacy; presence.

Publicado

2016-12-23

Como Citar

Santiago, D. (2016). Autorregulação da performance poético-tecnológica em cena: corpo e presença / Self-regulation of poetic-technological scenic performance: body and presence. Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa E Programa De Artes Em Dança (e Performance) Digital, 3(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/mapad2/article/view/20571

Edição

Seção

Artigos