Espelho, espelho meu procedimentos empáticos em dança

Autores

  • Gilsamara Moura

Palavras-chave:

dança, neurônios-espelho, criação artística, Espaço Alagados

Resumo

Este texto descreve a experiência artístico-pedagógica iniciada em julho de 2015 no Espaço Cultural Alagados, em Salvador-Bahia, cujas apresentações públicas do resultado estético aconteceram a partir de maio de 2016. Jovens que não tinham tido acesso à pratica de dança ou que a praticavam de maneira informal e esporádica, junto à estudantes universitários do Curso de Dança da Universidade Federal da Bahia, puderam entrar em contato com a aplicação de saberes das ciências cognitivas que revelam potentes possibilidades de análise para o campo da dança. Estudos acerca da empatia, a partir de pesquisas sobre neurônios-espelho, auxiliaram o processo e a escrita deste e, consequentemente, a própria criação artística. Autores como Nöe (2004), Ramachandran (2014) e Iacoboni (2011) subsidiaram a elaboração deste trabalho, assim como, Najmanovich (2008) e Acaso (2015). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilsamara Moura

Artista da Dança. Doutora em Comunicação e Semiótica (Políticas Públicas em Dança). Mestre em Comunicação e Semiótica (Literatura e Dança). Professora da Escola de Dança da UFBA. Atualmente, é coordenadora artística da Escola de Dança/ UFBA. Professora do Programa de Pós-Graduação em Dança e Artes Cênicas/  UFBA. Diretora e bailarina do Grupo Gestus. Idealizadora da Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira” e do projeto Gestus Cidadãos, em Araraquara-SP. Professora convidada do Impulstanz- Vienna Internacional Dance Festival, 2012 e 2013. Desenvolve atividades em ensino, pesquisa, criação e curadoria em dança.

Publicado

2016-06-16

Como Citar

Moura, G. (2016). Espelho, espelho meu procedimentos empáticos em dança. Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa E Programa De Artes Em Dança (e Performance) Digital, 3(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/mapad2/article/view/16876

Edição

Seção

Artigos