O Treinamento Viewpoints

Autores

  • Fatima Wachowicz PPGDança/UFBA

Palavras-chave:

Viewpoints, Dança, Cognição, Soft Focus

Resumo

Apresentamos neste artigo os principios do treinamento Viewpoints (BOGART; LANDAU, 2005) em dialogo com o conceito da atenção encoberta proposto na psicologia cognitiva (FINDLAY, 2003). Sugere-se que através do Soft Focus há maior envolvimento do processo da atenção durante a realização dos movimentos e consequente maior foco na visão periférica. Outras vozes e relatos também são articulados (SPATZ, 2015) visando ampliar os diálogos e as análises do estudo dos conceitos dos Viewpoints (BOGART, 2007, 2014; CLIMENHAGA, 2010; HEALD, 1999; RAVID, 2008, 2009).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fatima Wachowicz, PPGDança/UFBA

Fatima Wachowicz é dançarina, atriz, pesquisadora e professora. Concluiu o Pós-Doutorado na Western Sydney University – The MARCS Institute, Australia (bolsista CAPES/2014-2015), onde desenvolveu pesquisa experimental e utilizou métodos advindos da psicologia cognitiva para investigar os processos cognitivos que atuam intensamente durante o treinamento Viewpoints. É Doutora em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA (2009). Trabalha com técnicas de Contato Improvisação e Viewpoints e explora os processos cognitivos da atenção, percepção e memória na criação e performance da dança. Atualmente é professora na Escola de Dança/PPGD-UFBA e coordena o LAPECOM – Laboratorio de Pesquisa e Estudos Cognitivos do Movimento. (http://lapecom.wix.com/lapecom). 

Publicado

2016-06-16

Como Citar

Wachowicz, F. (2016). O Treinamento Viewpoints. Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa E Programa De Artes Em Dança (e Performance) Digital, 3(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/mapad2/article/view/16875

Edição

Seção

Artigos