O corpo em Play it Again

Autores

  • Mônica Ribeiro

Palavras-chave:

Corpo empático, Ressonância, Sincronia, Rítmica

Resumo

A obra de arte multimeios traz pensamento, promove a construção de teoria e incita o atravessamento disciplinar por sua própria natureza interartes. Este texto apresenta reflexões a respeito do corpo em processo no espetáculo Play it Again, do grupo Oficcina Multimédia de Belo Horizonte. Nesse espetáculo o grupo se movimenta baseado em estruturas rítmicas em relação à música tocada ao vivo pelo Grupo de Percussão da UFMG e às imagens projetadas. Por meio do exercício de revisão da literatura, da análise genética dos cadernos de artista da diretora do grupo e da construção de uma epistemologia avessa a purismos e coerente com o paradigma da complexidade, proponho o exercício de análise e síntese reflexiva do corpo cênico em diálogo com conceitos trabalhados pelas ciências cognitivas, a saber: empatia, sintonia e sincronia. Corpo, imagens visuais, sons e números interagem sincronicamente compondo uma cena sinérgica. O corpo dos sujeitos performers de Play it Again pode ser chamado de corpo empático e opera na experiência compartilhada de enação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Ribeiro

Professora Adjunta do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Atriz, artista de dança diretora teatral, coordenadora do Laboratório de Estudos do Corpo em Artes Cênicas, sub coordenadora do Mestrado Profissionalizante em Artes,k Vice Líder do grupo de pesquisa CRIA/CNPq.

Publicado

2016-06-16

Como Citar

Ribeiro, M. (2016). O corpo em Play it Again. Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa E Programa De Artes Em Dança (e Performance) Digital, 3(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/mapad2/article/view/16873

Edição

Seção

Artigos