Einfühlung e Abstração na Imagem em Movimento: reflexões histórica e contemporânea

Autores

  • Robin Curtis Heinrich-Heine-Universität Düsseldorf

Resumo

Apesar do fato de que “empatia” é muitas vezes usada apenas como uma tradução de Einfühlung, os dois termos têm significados distintos e filiações disciplinares distintas. Este texto considera a maneira pela qual a imagem em movimento (seja dentro de um filme, vídeo, instalação ou arte) convida formas espaciais de envolvimento semelhante aos descritos tanto pelos relatos históricos de Einfühlung, uma forma de engajamento que diz respeito não só às atividades de seres humanos representadas em imagens, como também pelas qualidades estéticas de imagens em um sentido mais abstrato e pelas formas de ser encontradas nessas imagens. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robin Curtis, Heinrich-Heine-Universität Düsseldorf

Robin Curtis é professora de Teoria e Prática de Mídia Audiovisual na Heinrich-Heine-University, em Düsseldorf. Nascida em Toronto, Canadá. Cineasta (Nachlass, 1992), Curadora (ex: Programa Especial “Out of Time” Oberhausen 2001, Werkleitz Bienal de 2002, Goethe Institute Tour “Geschlecht-Konfliktbewältigung” Israel / Palestina 2003) e pesquisadora no campo do Cinema e da Mídia. Foi contemplada com: Feodor-Lynen Fellow, Alexander von Humboldt Foundation 2008-2011 em SUNY Buffalo, Nova Iorque, EUA. Professora Adjunta da Universidade de Nova Iorque, Global Academic Center, em Berlim, 2009-2012; Pesquisadora Senior no Centro de Pesquisa Colaborativa “Culturas da performatividade”, na Freie Universität Berlin,  2002-2010. Realizou o doutorado 2003 na Freie Universität Berlin. Pertence ao conselho editorial da revista Pop. Kultur und Kritik (Transcrição Verlag), do Jahrbuch immersiver Medien (Schüren Verlag), bem como do conselho consultivo do internet journal nachdemfilm.de. 

Downloads

Publicado

2016-06-16

Como Citar

Curtis, R. (2016). Einfühlung e Abstração na Imagem em Movimento: reflexões histórica e contemporânea. Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa E Programa De Artes Em Dança (e Performance) Digital, 3(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/mapad2/article/view/16870

Edição

Seção

Artigos