Um guia para determinar as condições de rede necessárias para a realização de um espetáculo telemático

Autores

  • Leandro Ciuffo
  • Gustavo Dias
  • Clayton Reis
  • Iara Machado
  • Alex Moura
  • Michael Stanton

Palavras-chave:

RNP, configurações de rede, dança telemática, música distribuída

Resumo

Baseado na experiência dos autores no apoio técnico para a realização de espetáculos de música e dança distribuídos, o presente artigo apresenta um guia para ajudar a verificar se as condições de rede são suficientes para a realização de um espetáculo telemático. Também é apresentado um questionário para auxiliar no diagnóstico de problemas de rede. Por fim, o artigo discute a importância das redes acadêmicas no apoio a tais espetáculos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Ciuffo

Leandro Ciuffo trabalha na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) como gerente de P&D para comunidades e aplicações avançadas. Desde 2011 ele coordenada o Programa de P&D em Aplicações Avançadas de Visualização Remota, que inclui transmissões de conteúdos em ultra-alta definição pela Internet.. Leandro possui mestrado em Computação pela Universidade Federal Fluminense -UFF (2005).

Gustavo Dias

Gustavo Dias é coordenador de P&D na RNP, Professor Assistente na UniCarioca e Tutor Presencial do Consórcio CEDERJ no Polo de Duque de Caxias/RJ. Possui Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (2008).

Clayton Reis

Clayton Reis é coordenador de P&D na RNP. Possui Mestrado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (2012).

Iara Machado

Iara Machado é Diretora Adjunta de P&D na RNP. Suas atividades envolve colaboração com a comunidade de pesquisa em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, no desenvolvimento de Redes e Aplicações avançadas. Graduada em Física pela UFRJ e Mestre em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos pela UFF.

Alex Moura

Alex Moura Possui mestrado em Informática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é gerente de P&D da RNP e professor do Instituto Infnet. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, roteamento, protocolo de roteamento, detecção de anomalias e segurança da informação.

Michael Stanton

Michael Stanton é possui graduação (em 1967) e doutorado (em 1971) em Matemática pela Universidade de Cambridge. Entre 1994 e 2014 foi professor titular do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense e, desde 2002, é diretor de pesquisa e desenvolvimento (antes, de inovação) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfases em Matemática Numérica, Sistemas de Computação, Linguagens de Programação, Sistemas Distribuídos e Redes de Computadores. Nesta última área atua principalmente nos temas: arquitetura de redes de computadores e engenharia de redes. É responsável pelo desenvolvimento, junto com pesquisadores da comunidade nacional, de novos serviços de Internet Avançada para os usuários da RNP. Adicionalmente supervisiona a evolução tecnológica das redes, com a introdução do uso de lightpaths para aplicações demandantes, e o planejamento da próxima versão da rede da RNP em 2011, com o aprovisionamento dinâmico de lightpaths ao lado do tráfego IP. Procura ativamente o engajamento da RNP e da comunidade nacional de pesquisa em redes em projetos de colaboração internacional, mais recentemente na linha de Internet do Futuro, onde a RNP tem atuação destacada nos projetos INCT Ciência Web (CNPq) e Experimentação no Futuro da Internet entre BRasil e Europa (FIBRE), financiado em conjunto pelo CNPq e a CE (FP7)

Como Citar

Ciuffo, L., Dias, G., Reis, C., Machado, I., Moura, A., & Stanton, M. (2015). Um guia para determinar as condições de rede necessárias para a realização de um espetáculo telemático. Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa E Programa De Artes Em Dança (e Performance) Digital, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/mapad2/article/view/14947

Edição

Seção

Parte 4 - Tecnologias para as Artes