Usando a Rede para fazer Arte: Explicando os requisitos de Arte em Rede

Autores

  • Jerônimo Bezerra

Palavras-chave:

Arte em Rede. Redes de computadores. Redes acadêmicas. Largura de banda.

Resumo

Experimentar Arte em Rede significa lidar com diversos desafios relacionados a utilização e a operação de redes de computadores. Critérios como largura de banda, atraso, variação do atraso e perda de pacotes devem sempre ser lidados para que o experimento aconteça com sucesso. Ao longo dos anos, para melhor suportar os mais diversos experimentos, incluindo aqueles relacionados com as artes, as Redes Acadêmicas tem sucessivamente adicionado capacidade de tráfego interna e externamente, além de melhor se instrumentar para detectar e isolar problemas que possam afetar a performance dos experimentos sendo executados. Este artigo provê ao leitor mais detalhes sobre os requisitos de rede necessários para viabilizar a realização de espetáculos de arte e como as redes acadêmicas mundiais têm se organizado para suportar os mais diversos experimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jerônimo Bezerra

Jerônimo Aguiar Bezerra é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Mecatrônica pela Universidade Federal da Bahia. Atuou entre 2003 e 2012 como Analista de Redes do Centro de Processamento de Dados da UFBA, dando suporte as mais diversas atividades de rede, inclusive Arte em Rede. Atualmente trabalha como Chief Network Engineer na Florida International University, em Miami, Florida. É o Engenheiro de Redes responsável pelo projeto de colaboração internacional AmLight desde 2012.

Downloads

Como Citar

Bezerra, J. (2015). Usando a Rede para fazer Arte: Explicando os requisitos de Arte em Rede. Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa E Programa De Artes Em Dança (e Performance) Digital, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/mapad2/article/view/14946

Edição

Seção

Parte 4 - Tecnologias para as Artes