Processos criativos e cognição estendida no espetáculo Embodied in Varios Darmstadt’58

Autores

  • Luiz Naveda

Palavras-chave:

cognição estendida, cognição incorporada, música, dança, sistemas interativoss

Resumo

Neste ensaio, exploramos os processos criativos e tecnológicos envolvidos no desenvolvimento do espetáculo “Embodied in varios Darmstadt’58” a partir do ponto de vista da cognição estendida e distribuída. Embora as dimensões de interpretação da arte telemática já tenham sido discutidas sob perspectivas similares, a obra “Embodied in varios Darmstadt’58" apresenta uma configuração incomum de aberturas e aleatoriedades, complexidade e minimalismo, engenharia e arte, que permitem um aprofundamento distinto sobre as relações entre tecnologias, arte e cognição. No decorrer do ensaio apresentaremos alguns conceitos norteadores no campo das teorias da mente incorporada e descreveremos parte dos processos de desenvolvimento de ferramentas computacionais utilizadas no processo de criação. Argumentaremos que a complexidade dos conceitos criativos envolvidos do espetáculo promoveu a extensão de elementos poéticos da obra e cargas cognitivas ao domínio tecnológico das máquinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Naveda

Luiz Naveda é graduado em Música (UEMG, 1999), mestre em Performance Musical (UFMG, 2002), doutor e pós-doutor em Ciências da Arte pela Universidade de Gent (2011). Como pesquisador tem se dedicado à análise do gesto musical e coreográfico, performance e computação musical, sistemas interativos e arquitetura de papel, com dezenas de publicações e trabalhos premiados nestas áreas. Atua também como artista independente e desenvolvedor na área de software e hardware para aplicações musicais e multimídia interativa. Ocupa atualmente a cadeira de professor de musicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais. Mais informações em http://naveda.info.

Como Citar

Naveda, L. (2015). Processos criativos e cognição estendida no espetáculo Embodied in Varios Darmstadt’58. Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa E Programa De Artes Em Dança (e Performance) Digital, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/mapad2/article/view/14943

Edição

Seção

Part 3 - Dança/Música, Corpo/Som, novas compreensões na Arte Contemporânea