Processos criativos e cognição estendida no espetáculo Embodied in Varios Darmstadt’58
Palavras-chave:
cognição estendida, cognição incorporada, música, dança, sistemas interativossResumo
Neste ensaio, exploramos os processos criativos e tecnológicos envolvidos no desenvolvimento do espetáculo “Embodied in varios Darmstadt’58” a partir do ponto de vista da cognição estendida e distribuída. Embora as dimensões de interpretação da arte telemática já tenham sido discutidas sob perspectivas similares, a obra “Embodied in varios Darmstadt’58" apresenta uma configuração incomum de aberturas e aleatoriedades, complexidade e minimalismo, engenharia e arte, que permitem um aprofundamento distinto sobre as relações entre tecnologias, arte e cognição. No decorrer do ensaio apresentaremos alguns conceitos norteadores no campo das teorias da mente incorporada e descreveremos parte dos processos de desenvolvimento de ferramentas computacionais utilizadas no processo de criação. Argumentaremos que a complexidade dos conceitos criativos envolvidos do espetáculo promoveu a extensão de elementos poéticos da obra e cargas cognitivas ao domínio tecnológico das máquinas.