Pode um sistema telemático prover uma experiência em arte? Arte, ciência e tecnologia nas experimentações artísticas do laboratório NANO

Autores

  • Carlos Augusto Moreira da Nóbrega
  • Maria Luiza Fragoso

Palavras-chave:

telemática, hibridismo, performance, transdisciplinar

Resumo

Pode um sistema telemático prover uma experiência em arte? Esta questão não é nova para artistas envolvidos em telemática, mas veio à tona novamente durante os últimos quatro anos como resultado de pesquisa em  arte computacional, ciência e sistemas telemáticos desenvolvidos pelos artistas Guto Nóbrega e Malu Fragoso no NANO – Núcleo de Arte e Novos Organismos (UFRJ – Brasil). A ideia sobre o “Abraço Telemático” foi introduzida por Roy Ascott  (2003b) e é constantemente revista, com o desenvolvimento tecnológico, através de projetos artísticos que exploram processos de criação de interfaces artificiais, que de alguma forma estão conectadas com elementos naturais e orgânicos, experimentando com possíveis hibridizações, interação, presença e contexto em ambientes telemáticos. Neste artigo a apresentação da prática, procedimentos experimentais e tecnológicos está em foco, assim como uma abordagem ao assunto da prática artística e pesquisa científica  em colaboração com outros grupos de pesquisa e laboratórios. Iremos discutir estratégias de pesquisa entre metodologias artísticas e científicas voltadas para a um conhecimento transdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Moreira da Nóbrega

é Doutor (2009) em Interactive Arts pelo programa de Pós-Graduação Planetary Collegium (antigo CAiiA-STAR), University of Plymouth UK, onde desenvolveu pesquisa sob orientação do Prof. Roy Ascott com bolsa de doutorado pleno pela CAPES. É Mestre em Comunicação, Tecnologia e Estética pela ECO-UFRJ (2003) e Bacharel em gravura pela EBA-UFRJ (1989) onde leciona desde 1995. Fundou e coordena o NANO – Núcleo de Arte e Novos Organismos, e atualmente é coordenador da Pós-Graduação em artes Visuais, PPGAV – UFRJ.

Maria Luiza Fragoso

Maria Luiza (Malu) Fragoso possui Licenciatura em Educação Artística, com Habilitação em Desenho, pela Universidade de Brasília (1984), mestrado em Fine Arts, major in Printmaking, pela George Washington University (1993), e doutorado em Multimeios pelo Instituto de Artes da UNICAMP (SP) (2003), onde desenvolveu pesquisa sobre experimentações artísticas na rede Internet com bolsa da CAPES. Coordenadora do grupo de pesquisa REDE – Arte e Tecnologia Redes Transculturais em Multimídia e Telemática (desde 2004), credenciado no CNPq, e coordenadora do NANO – Núcleo de Arte e Novos Organismos (desde 2010).

Como Citar

Moreira da Nóbrega, C. A., & Fragoso, M. L. (2015). Pode um sistema telemático prover uma experiência em arte? Arte, ciência e tecnologia nas experimentações artísticas do laboratório NANO. Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa E Programa De Artes Em Dança (e Performance) Digital, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/mapad2/article/view/14940

Edição

Seção

Part 3 - Dança/Música, Corpo/Som, novas compreensões na Arte Contemporânea