PALAVRACORPO: Reflexões sobre a instalação telemática Frágil

Autores

  • Juliana Rangel
  • Héctor Briones

Palavras-chave:

palavra, arte telemática, corpo, voz

Resumo

Este artigo aborda reflexivamente a obra de arte telemática Frágil, realizada entre três grupos de pesquisa artística e acadêmica, o GP Poética da UFBA (Salvador), NANO da UFRJ (Rio de Janeiro) e LPCA da UFC (Fortaleza). Quer se pensar o lugar da palavra, do texto, dentro da dramaturgia heterogênea desta obra, na sua força vibrátil e corpórea implicada no trabalho da voz. Aborda-se a relação telemática entre voz e corpo, onde o movimento corporal de bailarinos afetava e se via afetado pelo jogo vocal com palavras realizado por um outro performer. A questão é como esta arte telemática pode ser pensada a partir do trabalho vocal com a palavra, uma palavra-corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Rangel

Professora e Pesquisadora da área de Voz nas Artes da Cena do Instituto de Cultura e Arte/ Universidade Federal do Ceará. Doutorado em Educação- eixo Ensino de Música/ UFC. Mestrado em Artes Cênicas/UFBA. Graduação em Fonoaudiologia/UFRJ. Suas pesquisas estão relacionadas a processo de criação, corpo-sensório-vocal, estado de escuta, ambiência sonora da cena.

Héctor Briones

Professor adjunto do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará no Curso de Teatro-Licenciatura, Mestrado em Artes e ProfArtes. Doutor em Artes Cênicas pelo PPGAC - Universidade Federal da Bahia (2007 - 2011). Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA (2006-07). Ator e Bacharel em Atuação formado pela Pontifícia Universidad Católica de Chile (1994 - 1998). Sua investigação acadêmica-artística se debruça nos processos da arte do ator e da encenação que partem da espacialidade cênica, pensando a cena enquanto materialidade corpórea e imagética. Coordenador do Laboratório de Poéticas Cênicas e Audiovisuais do ICA-UFC.

Como Citar

Rangel, J., & Briones, H. (2015). PALAVRACORPO: Reflexões sobre a instalação telemática Frágil. Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa E Programa De Artes Em Dança (e Performance) Digital, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/mapad2/article/view/14939

Edição

Seção

Part 3 - Dança/Música, Corpo/Som, novas compreensões na Arte Contemporânea