Corpo Tele-Sonoro: Laboratorium MAPA D2, APAN, SARC and EVD58/Personare

Autores

  • Ivani Santana

Palavras-chave:

arte, corpo sonoro, rede, criticalidade auto-organizada, imprevisibilidade, sistemas complexos.

Resumo

Este artigo faz uma análise da Arte em Rede a partir do modelo da pilha de grãos de areia proposto pelo físico Per Bak (1996) para discutir sistemas dinâmicos complexos, condição que assumimos para os projetos e espetáculos em telemática desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual, uma vez que esses processos contam com grande variabilidade do meio e dos seus elementos. Nesse sistema, a criticalidade auto-organizada faz parte do processo que permanece em constante desequilíbrio, atingindo apenas o que pode ser compreendido como equilíbrio pontuado. As proposições artísticas, tecnológicas e estéticas da investigação sobre o corpo tele-sonoro são consideradas contingências que contribuem para a complexidade impactando no estágio crítico e no surgimento de emergências desse sistema. Para essa análise, serão discutidas as obras realizadas pelos projetos Laboratorium MAPAD2 (2011) e Embodied in Varios Darmstadt 58 (2013/2014). O intuito éconfirmar o aspecto da rede que, assim como no modelo da pilha de grãos de areia, não pode ser considerada de forma reducionista, ou seja, pelas partes. Para a efetiva atuação da Arte em Rede épreciso compreendê-la na trama instável dos seus nós, num processo dinâmico global, e lançar-se na imprevisibilidade de um sistema com criticalidade auto-organizada para que a experiência e ato artístico possam ocorrer.

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Biografia do Autor

Ivani Santana

Mestre (2000) e Doutora (2003) em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado no Sonic Arts Research Center (Reino Unido, 2012/13) com pesquisa sobre a relação da sonoridade do corpo em ambientes telemáticos denominada “Dramaturgias do Corpo Tele-sonoro”. No início de 90, iniciou a pesquisa dança com mediação tecnológica. Professora do Instituto de Humanidades Artes e Ciências Prof. Milton Santos (área de concentração em Artes e Tecnologias Contemporâneas) e do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas. Líder do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual. Pioneira no Brasil em pesquisa de dança telemática via rede acadêmica avançada de Internet. Autora dos livros: Corpo Aberto: Cunningham, dança e novas tecnologias (SP:FAPESP/EDUC, 2002) e Dança na Cultura Digital (BA:FAPESB/EDUFBA,2006) e organizadora do caderno “Estados da Dança: entrevistas, relatos e ensaios de criadores contemporâneos” (Salvador: GIPE-Cit/PPGAC/UFBA, 2006). Pesquisadora 1D, Bolsa Produtividade em Pesquisa CNPq. <www.poeticastecnologicas.com.br>; <www.ivanisantana.net>

Como Citar

Santana, I. (2015). Corpo Tele-Sonoro: Laboratorium MAPA D2, APAN, SARC and EVD58/Personare. Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa E Programa De Artes Em Dança (e Performance) Digital, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/mapad2/article/view/14937

Edição

Seção

Part 3 - Dança/Música, Corpo/Som, novas compreensões na Arte Contemporânea