Desafios e Realizações da Iniciativa da RNP: Grupo de Trabalho em Mídias Digitais e Artes

Autores

  • Tatiana Aires Tavares

Palavras-chave:

Arte e Tecnologia, Multimídia, Gerenciamento de Fluxos.

Resumo

Eventos artísticos que exploram a simultaneidade de fluxos midiáticos distribuídos desafiam o uso das tecnologias digitais. Performances dessa natureza integram dançarinos reais e virtuais, fluxos de vídeo distribuídos e atéagentes robóticos necessitando de suporte tecnológico de alta performance. Épreciso explorar a interação de forma mais sofisticada, natural e complexa. A iniciativa da RNP chamada GTMDA (Grupo de Trabalho de Mídias Digitais e Arte) que ocorreu de 2008 à2010 investigou soluções tecnológicas que respondam àessa demanda através do desenvolvimento da ferramenta Arthron. A Arthron écomposta por um conjunto de componentes que juntos facilitam o gerenciamento de fluxos distribuídos, controlando desde a captura atéa exibição das mídias envolvidas de forma eficiente e intuitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Aires Tavares

Possui graduação em Bacharelado Em Informática pela Universidade Federal de Pelotas (1998), mestrado em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e pós-doutorado em Interação Humano Computador pela Universidade do Estado de Nova Iorque - SUNY (2013). Atualmente éprofessor colaborador da Universidade Federal de Pelotas e professor da Universidade Federal da Paraíba. Como atividades de extensão, trabalha em projetos comunitários e no desenvolvimento de tecnologias criativas para a capacitação, educação e reabilitação. Seus temas de pesquisa são: Interação Humano-Computador, Design de Interação, Experiência do Usuário e Acessibilidade.

Downloads

Como Citar

Aires Tavares, T. (2015). Desafios e Realizações da Iniciativa da RNP: Grupo de Trabalho em Mídias Digitais e Artes. Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa E Programa De Artes Em Dança (e Performance) Digital, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/mapad2/article/view/14935

Edição

Seção

Part 2 - Novas direções: trocas de conhecimento