Dança e Cultura Digital: Corpo contemporâneo: as interfaces da dança e da performance com a Cultura Digital

Autores

  • Cristiana Parente Instituto de Comunicação e Artes, Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

dança, performance, corpo, interação, virtual

Resumo

Nas últimas décadas artistas no campo da dança vêm fazendo uso de sistemas computacionais interativos. Relatamos um estudo no qual um grupo de dança utilizou tecnologias co- municacionais e computacionais interativas para montar uma obra de dança intitulada Kairós. Os resultados ressaltam as relações e definições de corpo e corpo virtual e ainda discute sobre os distintos processos de interação de um software (Corisco) criado com foco para as artes cênicas, performativa e instalativa. Esta pesquisa explana o desenvolvimento de métodos e processos que dão sustentação à corporeidade e à comunicação. Por último, descrevemos como insights a criação de espaços de performances de da dança imersivas mediadas que levaram à construção de uma obra de dança utilizando recursos da cultura digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiana Parente, Instituto de Comunicação e Artes, Universidade Federal do Ceará


Instituto de Comunicação e Artes, Curso de Cinema e Audiovisual, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Downloads

Publicado

2015-07-08

Como Citar

Parente, C. (2015). Dança e Cultura Digital: Corpo contemporâneo: as interfaces da dança e da performance com a Cultura Digital. Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa E Programa De Artes Em Dança (e Performance) Digital, 2(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/mapad2/article/view/13918

Edição

Seção

Artigos