Necessidades dos usuários de espaços de performances imersivas mediatizadas

Autores

  • Erik Geelhoed
  • Phil Stenton
  • Kuldip Singh-Barmi
  • Ian Biscoe

Palavras-chave:

Performance mediada, Pesquisa de usuários, Videoconferência, Telepresença

Resumo

Nas duas últimas décadas artistas performáticos vêm fazendo uso desistemas de videoconferências para instalações, performances conjuntas e ensaios, frequentemente negociando por preço elevado tanto o software quanto o hardware “bespoke” (feito sob encomenda). Recentemente, tecnologia pervasiva de baixo-custo para videoconferência tem sido aplicada em instalações mediadas, abrindo o caminho para uma tecnologia a ser incorporada no currículo das escolas superiores de performance, criando assim a obrigação de uma investigação sistemática sobre as necessidades do usuário. Relatamos um estudo no qual estudantes de teatro e de dança compartilham experiência por meio de conexão de videoconferência. Os resultados ressaltam as diferentes exigências feitas aos difusores de práticas de teatro e dança e esses resultados contribuem para um programa de investigação da UE Framework 7, cujo enfoque é a melhor forma de apoiar o espaço de atuação mediada, e permitir resposta interativa do público. Ressaltamos perspectivas teóricas relevantes para a telepresença em performance. Por último, descrevemos como insights sobre as necessidades dos usuários de espaços de performances imersivas mediadas levaram à construção de um protótipo que consiste em duas cavernas (CAVEs – Ambientes virtuais em Computer Aided [CAD]), conectadas através da internet.

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Publicado

2014-04-27

Como Citar

Geelhoed, E., Stenton, P., Singh-Barmi, K., & Biscoe, I. (2014). Necessidades dos usuários de espaços de performances imersivas mediatizadas. Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa E Programa De Artes Em Dança (e Performance) Digital, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/mapad2/article/view/10099

Edição

Seção

Artigos