Silêncio, ruído e presença do corpo (tele)sonoro

Autores

  • Ivani Lúcia Oliveira de Santana Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas, IHAC, Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Telemática, sonoridade, corpo, dança, rede

Resumo

Esse artigo discute o conceito de corpo sonoro aplicado em configurações de dança criadas especificamente para ambientes distribuídos e interligados pelas redes avançadas de telecomunicação. Para isso, será apresentado o projeto Embodied in Varios Darmstadt 58, realizado entre Brasil, Espanha e México, e os motivos pelos quais a pesquisa sobre a relação corpo/sonoridade foi iniciada. O conceito de corpo (tele)sonoro é fundamentado pelos estudos da semiótica peirceana (Santaella, 2001), pelas ciências cognitivas (Gallagher, 2005) e pelas reflexões sobre a arte do som (Migone, 2012). O prefixo “tele” refere-se ao termo telemática e está direcionado aos projetos realizados em configurações de arte em rede. O objetivo é investigar novas formas de relação entre corpos remotos a partir do corpo (tele)sonoro, retirando a primazia da imagem normalmente encontrada no campo da dança telemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivani Lúcia Oliveira de Santana, Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas, IHAC, Universidade Federal da Bahia

Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas, Instituto de Humanidades Artes e Ciências Prof. Milton Santos, Universidade Federal da Bahia

Publicado

2014-04-27

Como Citar

Santana, I. L. O. de. (2014). Silêncio, ruído e presença do corpo (tele)sonoro. Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa E Programa De Artes Em Dança (e Performance) Digital, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/mapad2/article/view/10098

Edição

Seção

Artigos