Ler a arquitetura das classes desprivilegiadas

Autores

  • Nnamdi Elleh Universidade de Witwatersrand

DOI:

https://doi.org/10.9771/lj.v1i0.54543

Palavras-chave:

Arquitetura Vernacular, Produções Arquitetônicas Emergentes, Consciência Social na Arquitetura Contemporânea

Resumo

Ao procurar ”ler” a arquitetura das classes desprivilegiadas o texto procura dar um outro olhar para a arquitetura global que não consta nem é discutida nos livros de história, sendo, portanto, considerada desconhecida e indefinível pelos profissionais e teóricos da área. As palavras “classes desprivilegiadas”, no título do livro e do texto, foram cuidadosamente escolhidas para demonstrar como a ausência, ou a presença, dos arquitetos no design do ambiente construído reforça certos estereótipos sociais quando não-arquitetos com poucos meios económicos, constroem as suas próprias casas nos centros urbanos emergentes por todo o mundo, com significações relevantes para o discurso e a consciência social na arquitetura contemporânea. Os textos são reunidos sob os temas: cidades pré-modernas sem o registo dos tipos de "favelas" no nosso discurso; confrontando o vernacular com as produções arquitetónicas urbanas "modernas" das classes desprivilegiadas; teorização das arquiteturas das classes desprivilegiadas; a teoria da transição: os elos entre as arquiteturas vernaculares e modernas. Cada um desses quatro conjuntos evoca reflexões que subsidiam a discussão central empreendida, assim os ensaios deste livro, de forma crítica, baseada e consistente, discutem um tipo de arquitetura global, altamente difundido nos centros urbanos, construídos por pessoas que não têm acesso aos serviços de arquitetura, muito embora principalmente nas partes do mundo em desenvolvimento (Por não haver resumo no texto original, este foi feito pelos editores).

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Publicado

2023-08-29

Como Citar

ELLEH, N. . Ler a arquitetura das classes desprivilegiadas. Laje, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 262–289, 2023. DOI: 10.9771/lj.v1i0.54543. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/laje/article/view/54543. Acesso em: 22 dez. 2024.