MATERNIDADE PRETA E REALISMO ANIMISTA EM CONCEIÇÃO EVARISTO
Palavras-chave:
Conceição Evaristo, Ginga Literária, Maternidade Negra, Realismo AnimistaResumo
Este artigo analisa o conto “Os Guris de Dolores Feliciana”, de Conceição Evaristo, por meio das perspectivas do realismo animista e da maternidade negra. Utilizando os conceitos de Harry Garuba sobre o realismo animista e de Muniz Sodré, o estudo discute como a integração de elementos espirituais e ancestrais cria uma narrativa em que o espiritual e o material se entrelaçam, refletindo a realidade da protagonista e sua relação com a memória dos filhos perdidos. A análise aborda ainda a “ginga literária”, conceito de Luana Passos (2024), que expressa um movimento fluido e dinâmico característico da literatura negro-brasileira, integrando aspectos de ancestralidade, ritmo e oralidade. Ao valorizar a resistência cultural e a preservação da memória negra, a narrativa de Evaristo configura-se como uma denúncia das violências raciais enfrentadas pelas mulheres negras brasileiras. O texto também se fundamenta nas ideias de Luiz Silva (Cuti, 2010), reforçando a necessidade de uma crítica literária que valorize a especificidade da literatura negro-brasileira e promova a visibilidade de personagens e experiências frequentemente marginalizadas na literatura tradicional.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 10 jan. 2003.
CERQUEIRA, Daniel; BUENO, Samira (coord.). Atlas da violência 2023. Brasília: Ipea; FBSP, 2023. Disponível em: https://www.ipea.gov.br. Acesso outubro de 2014.
EVARISTO, Conceição. Histórias de leves enganos e parecenças. Rio de Janeiro: Malê, 2016.
GARUBA, Harry. Explorations in Animist Realism: Notes on Reading/Writing African Literature, Culture, and Society. Public Culture, vol. 15, no. 2, 2003, pp. 261-285.
PASSOS, Luana. Poéticas de identidade e ancestralidade negra na literatura para crianças e jovens. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto, 2024.
RUFINO, Luiz. Pedagoginga, Autonomia e Mocambagem: Saber(es) Criadouro(s) em Encruzilhada. Niterói: EDUFF, 2019.
SILVA, Luís (Cuti). Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro Edições, 2010.
SODRÉ, Muniz. A Verdade Seduzida: Por um Conceito de Cultura no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Codecri, 1983.
TODOROV, Tzvetan. Introduction à la litterature fantastique. París: Seuil, 1970.