Formação do educador musical sob a ótica dos alunos do curso de Licenciatura Plena em Música no município de Santarém – PA.

Autores

  • Nathalya Carvalho Avelino Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v12i2.34379

Palavras-chave:

Educação, Música, Formação de professores

Resumo

A presente pesquisa teve o objetivo de investigar a formação do educador musical sob a ótica dos alunos de licenciatura em música. Na revisão de literatura apresento um breve histórico sobre a formação do educador musical no Brasil, além de discorrer sobre a formação do educador musical, a importância do curso de licenciatura em música em Santarém-PA e sobre a relevância da ótica dos licenciandos. O método utilizado foi o survey de desenho interseccional. Através dele foram selecionados vinte e dois licenciandos de música de Santarém-PA, que participaram da pesquisa. A técnica de pesquisa utilizada foi a da entrevista semi-estruturada. Os resultados deste trabalho mostraram que os licenciandos vêem sua formação de forma tradicional e que os espaços de atuação dos licenciandos estão mais focados no contexto não-escolar. A maioria dos entrevistados atua ou já atuou fora do ambiente escolar e que através dessa atuação adquirem conhecimentos que complementam sua formação.

Biografia do Autor

Nathalya Carvalho Avelino, Universidade do Estado do Pará

Formada em Licenciatura Plena em Música em 2008, especialista em Metodologia de Ensino Superior, atua como docente do Curso de Licenciatura Plena em Música na Universidade do Estado do Pará.

Downloads

Publicado

2012-05-17

Edição

Seção

Artigos