A morfina no Brasil,

especialmente na provincia de S. Paulo, pelo Dr. José Lourenço de Magalhães.

Autores

  • José Lourenço de Magalhães Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Documentação

Resumo

(Capítulo VIII) Ligar o efeito à causa é sempre um problema de dificil resolução nas ciencias biologicas, tanto pela complexidade dos fenomenos vitais, como pela deficiencia dos meios de investigação. Em patologia, principalmente escapa-nos frequentemente esse laço misterioso que prende uma entidade mórbida, mesmo das mais definidas e familiares, ao agente que lhe deu origem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Lourenço de Magalhães , Gazeta Médica da Bahia

O Dr. José Lourenço de Magalhães nasceu na cidade de Estância, em Sergipe, no dia 11 de setembro de 1831. Formou-se Doutor pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1856, defendendo a tese de doutoramento “Como reconhecermos que o cadáver, que se nos apresenta, pertence a um indivíduo que morreu afogado?”. Durante a epidemia de cólera, em 1863, desempenhou um relevante serviço, pelo qual recebeu reconhecimento posterior.

Downloads

Publicado

2025-04-12

Como Citar

de Magalhães , J. L. (2025). A morfina no Brasil, : especialmente na provincia de S. Paulo, pelo Dr. José Lourenço de Magalhães. Gazeta Médica Da Bahia, 8(6), 280–287. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/66853

Edição

Seção

Bibliographia