O asilo dos alienados de S. João de Deus

Autores

  • Joaquim Remedios Monteiro Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Saúde Mental

Resumo

Até o principio do ano de 1874 não havia na Bahia, hospital ou casa de saúde onde unicamente fossem tratados os que não gozam da integridade de suas faculdades intelectuais, morais ou afetivas, esses doentes do corpo e do espirito que não teem consciencia da propria desgraça, e tornam-se na sociedade alheia a ela, a familia e a toda sorte de relações. A modo de grandes criminosos, eram os que tinham perdido os atributos que são o lado mais pessoal da sua individualidade, encarcerados em cubiculos insalubres, terreos, estreitos, sem nenhuma das condições necessárias e aconselhada, pela ciencia médica para destituir-lhes a razão alterada ou perdida, assim a sociedade civilizada e cristã desembaraçava-se daqueles que, para ela constituam um embaraço, um perigo ou uma vergonha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Remedios Monteiro, Gazeta Médica da Bahia

Nasceu em 16 de novembro de 1827, a bordo do navio Nossa Senhora do Socorro, quando se deslocava de Goa (na Índia) para o Brasil.Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1851, quando defendeu tese sobre “Digitalis purpúrea: sua ação fisiológica e terapêutica”. Muito se dedicou á Higiene, Saúde Pública e Educação. Construiu um novo Matadouro Municipal, criou a Bibloteca Pública e lutou pela abolição da escravatura.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Monteiro, J. R. . (2024). O asilo dos alienados de S. João de Deus. Gazeta Médica Da Bahia, 5(5), 205–214. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/65073